Criado em 7 de Outubro de 2020 às 21:09

Incra propõe parcerias com instituições de ensino de Santarém

29/5/2015 - Blog Quarto Poder - Positiva

7 de Outubro de 2020 às 21:09

Incra propõe parcerias com instituições de ensino de Santarém (PA)‏

MARCOS SANTOS

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) mobilizou instituições de ensino médio e superior, públicas e privadas, de Santarém (PA) e propôs parcerias para qualificar os serviços prestados pela autarquia e beneficiar os assentados.

O encontro da direção do Incra nacional e regional, no Oeste do Pará, com os representantes das instituições de ensino ocorreu ontem (28.05), na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Dentre as propostas apresentadas, o diretor de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos, César Aldrighi, mencionou a possibilidade de universidades e faculdades, com seus quadros de discentes e docentes, qualificarem o serviço de assistência técnica e extensão rural.

Atualmente, o Incra tem contratos para atender 11.450 famílias em 39 assentamentos e na Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns. “As instituições de ensino nos ajudam com conhecimento, na discussão com os profissionais, organização e planejamento do trabalho”, ressalta Aldrighi.

O procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada, Júnior Fideles, informou que existem dois instrumentos para a parceria com o Incra: acordo de cooperação técnica, quando não envolve repasse de recursos; e o Termo de Execução Descentralizada (TED), quando há transferência de verbas por parte do Incra.

“Nós vislumbramos várias possíveis parcerias, abrangendo o ensino (graduação e pós-graduação); a extensão, com a capacitação de servidores do Incra e de quem trabalha com o órgão; e a pesquisa, nas áreas social, ambiental e econômica”, explica Thiago Vieira, pró-reitor de Cultura, Comunidade e Extensão da Ufopa.

Enquanto instituições de ensino, além de técnicos da Ufopa, compareceram à reunião com o Incra representantes do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), das Faculdades Integradas do Tapajós (Fit), do Instituto Federal do Pará (IFPA) e da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Gestores da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também participaram do encontro.

Da direção nacional do Incra, estiveram presentes a presidente da autarquia, Maria Lúcia Falcón, e os diretores de Desenvolvimento de Projetos de Assentamentos e de Ordenamento da Estrutura Fundiária, César Aldrighi e Richard Torsiano, respectivamente. O procurador-chefe da Procuradoria Federal Especializada, Júnior Fideles, também integrava a equipe. O superintendente regional do órgão no Oeste do Pará, Luiz Bacelar Guerreiro, acompanhou a direção nacional durante as discussões.

Fonte: Ascom/Incra

Link: https://www.blogquartopoder.com.br/2015/05/incra-propoe-parcerias-com-instituicoes.html