Criado em 7 de Outubro de 2020 às 17:29

13/05/15 - G1 Santarém e Região - Neutra

7 de Outubro de 2020 às 17:29

MPF pede perícia da Ufopa sobre problemas na internet em Santarém

Em 45 dias, os docentes e técnicos devem emitir um laudo.
Santarém apresenta deficiências e interrupções constantes na internet.

Do G1 Santarém

Problemas na internet de Santarém tem causado
prejuízos econômicos
(Foto: Leandro Tapajós/G1 AM)

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que faça uma perícia sobre os graves problemas no acesso à internet em Santarém, oeste do Pará.

Segundo o MPF, a solicitação é para que, em 45 dias, os docentes e técnicos do Instituto de Engenharia e Geociências emitam um laudo apontando as razões da precariedade e sucessivas interrupções no serviço de internet na cidade e em toda a região oeste do estado.

No laudo, a Ufopa deve apresentar ainda alternativas possíveis para solução do problema. O acesso à internet em Santarém apresenta deficiências e interrupções constantes. O MPF investiga se há omissão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Ainda de acordo com o MPF, além da perícia, foi pedido informações à Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa) a respeito do projeto de upgrade da infovia da rede óptica do estado até Santarém. De acordo com o projeto, os serviços, que poderiam melhorar o acesso à internet na região, deveriam ser encerrados até o 30 de abril passado.

Problemas recorrentes
Os problemas no acesso à internet em Santarém já prejudicaram diversas vezes o comércio local, pois com as interrupções, máquinas de passar cartão e outros serviços ficam paralisados, impedindo consumidores de realizar compras ou pagamentos. Em dezembro de 2012, foi apresentada ao MPE uma pesquisa que apontou prejuízos econômicos de R$ 90 milhões em seis meses devido às quedas de sinal de internet em Santarém.

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/05/mpf-pede-pericia-da-ufopa-sobre-problemas-na-internet-em-santarem.html