Ultima atualização em 28 de Setembro de 2020 às 20:24

10/3/2015-G1 Santarém e Região-Positiva

28 de Setembro de 2020 às 20:25

Em Santarém, 80 estudantes recebem aulas gratuitas em cursinho popular

Coordenada por rede Emancipa, iniciativa tem apoio da UES e da Ufopa.
Jovens de baixa renda têm chances de se prepararem para vestibular.

Do G1 Santarém

Cursinho popular em Santarém (Foto: Rayanna Dolores/UES)Aula inaugural aconteceu na segunda-feira
(Foto: Rayanna Dolores/UES)

Aproximadamente 80 estudantes de ensino médio começam nesta terça-feira (10) as aulas regulares do Cursinho Popular Emancipa Santarém, no campus Amazônia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), de 19h às 22h. A aula inaugural aconteceu na segunda-feira (9) e a iniciativa conta com professores e acadêmicos da Ufopa que são voluntários.

O cursinho é organizado pela Rede Emancipa, movimento social existente em todo o país que busca os direitos de todos os estudantes de cursarem uma faculdade e é formado por docentes e acadêmicos. Além da Ufopa, a União dos Estudantes de Santarém (UES) e o Movimento Jovem "Juntos" também são parceiros na iniciativa. "O Emancipa surgiu em São Paulo e funciona em Santarém desde agosto de 2013. No ano passado, começamos com uma turma e dez dos nossos alunos foram aprovados no processo seletivo regular da Ufopa", explica Francieli Sarturi, professora do cursinho e membro da coordenação.

A coordenação fez a seleção dos estudantes entre os cerca de 170 inscritos, avaliando fatores como a baixa renda e as boas notas na escola. Só puderam se inscrever alunos que cursam ou cursaram o ensino médio em escolas públicas, ou que tenham bolsas integrais em colégios particulares. “Fizemos um polo da Emancipa em Santarém e o cursinho tem o objetivo de dar oportunidade aos estudantes que não têm condições de pagar um cursinho, de se prepararem para o vestibular”, afirma Charlisson Corrêa, membro da diretoria da UES e um dos coordenadores do cursinho.

As aulas regulares acontecem sempre no período da noite, de segunda à sexta-feira. Os alunos não pagaram matrícula nem mensalidade, e só têm que custear a compra dos materiais didáticos que serão utilizados.

Caso haja desistências, outros estudantes aprovados na seleção podem ser chamados durante o ano. De acordo com a coordenação, o cursinho deve seguir até o dia 30 de outubro, sexta-feira que antecede a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/03/em-santarem-80-estudantes-recebem-aulas-gratuitas-em-cursinho-popular.html