Ultima atualização em 28 de Setembro de 2020 às 20:21
10/3/2015-O Impacto-Positiva
28 de Setembro de 2020 às 20:21
Ufopa faz 1º Dia de Campo com frota mecanizada do Projeto Hortifrúti
Orientações e demonstração de como utilizar as máquinas da frota mecanizada
Os agricultores beneficiados com as ações do Projeto Hortifrúti, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), participaram na última sexta-feira, 6, do 1º Dia de Campo, com orientações e demonstração de como utilizar as máquinas da frota mecanizada da Universidade que serão cedidas aos 12 sítios coletivos nos municípios de Belterra, Mojuí dos Campos e Santarém. O 1º Dia de Campo foi realizado na Fazenda Experimental da Ufopa, localizada no KM 37 da Rodovia Curuá-Una, e contou com a presença da coordenadora do projeto, Profa. Patrícia Chaves, do agrônomo e professor da Ufopa Eloi Gasparin e de 34 agricultores.
Como a agricultora familiar pode sair do uso do fogo e da enxada? A utilização de máquinas agrícolas é uma das alternativas, e segundo a coordenadora do projeto, além de diminuir a pressão sobre a floresta, ainda “aumenta a produção e a renda do pequeno produtor”, explica a coordenadora o objetivo do Dia de Campo.
DEMONSTRAÇÃO: Durante toda a manhã, na Fazenda Experimental, o professor e engenheiro agrônomo Eloi Gasparin exibiu as vantagens e o modo de utilização de roçadeiras costais, atomizadores e desintegrador, máquinas utilizadas em pequenas áreas pelo agricultor, além da roçadeira e do encanteirador, ambos tracionados por um trator maior. “Hoje nós demonstramos, na prática, algumas máquinas de mecanização agrícola a que muita vezes o agricultor não tem acesso. Todas elas aumentam a produtividade na área rural, pois mesmo sendo o agricultor um pequeno proprietário rural, ele sente dificuldade de contratação de mão-de-obra. Dessa forma, as máquinas dão a possibilidade do produtor se especializar e ter uma continuidade na produção”, explica o professor.
Para Adelmo Ritter Ramos, que trabalha com horta orgânica em Belterra, saber mais sobre a utilização do encanteirador facilitará o dia a dia em sua horta. “O encanteirador faz um trabalho que antes dependíamos de bastante funcionários para a execução do canteiro. Agora, com essa máquina, o canteiro de hortaliças é efeito bem rapidamente”, disse.
PRIMEIRO CONTATO: Para alguns agricultores o Dia de Campo foi o primeiro contato com algumas máquinas da frota. A produtora de mandioca do município de Santarém, Eugenia Ribeiro da Silva, é um desses agricultores. “Alguns desses maquinários ajudam a trabalhar melhor a terra. Eu ainda não conhecia, e ter acesso a elas a produção sai melhor, rende mais, aumentando o lucro”, avalia.
SOBRE O PROJETO HORTIFRÚTI: O projeto de extensão universitária de Hortifruticultura da Ufopa é financiado pelo Ministério da Integração Nacional (MIN) e tem o objetivo de promover o avanço agrotecnológico na produção e beneficiamento de hortaliças e frutas na região do Tapajós, como estratégia para o aumento da geração de renda de agricultores locais, visando ao desenvolvimento socioeconômico da região.
Fonte: RG 15/O Impacto e Talita Baena