Ultima atualização em 7 de Junho de 2020 às 20:13

30/11/2015-G1 Santarém e Região-Positiva

7 de Junho de 2020 às 20:16

Análise da qualidade das águas é feita nos balneários de Santarém

Coleta será feita durante quatro semanas em diversas praias.
Ufopa realiza pesquisa sobre balneabilidade e potabilidade das águas.

Do G1 Santarém, com informações da TV Tapajós

Amostras de água estão sendo coletadas pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em Santarém, oeste do Pará, para trabalhos do Programa Municipal de Monitoramento da Qualidade das Águas. A coleta começou no domingo (29), seguirá até o dia 27 de dezembro e analisará a qualidade da água para lazer e recreação.

Além das praias que ficam na Vila Alter do Chão, que serão analisadas pela segunda vez, outros balneários foram escolhidos para terem o estudo de balneabilidade feito: Ponta de Pedras, Pajuçara, Maracanã e Pindobal. As análises microbiológicas serão comparadas com as amostras feitas durante o período das cheias na região para determinar a qualidade dessa água.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que o município também começará um estudo para gerar relatório sobre a qualidade das águas dos microssistemas rurais a partir de 2016. Esse estudo tem como intuito saber a potabilidade, que é a análise da água usada para necessidades imediatas do ser humano, como cozinhar, matar a sede, entre outros.

saiba mais

Os resultados da pesquisa serão divulgados no dia 18 de janeiro de 2016 pela Ufopa, mas preliminarmente, os pesquisadores afirmaram que não há resíduos sólidos, algas ou materiais flutuantes na água das praias. Esse estudo de balneabilidade e da qualidade da água é realizado conforme o enquadramento da Resolução 254 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estabelece os padrões da água para o uso no lazer e recreação.

Esse estudo é da Ufopa em parceria com a Semma e o Ministério Público Estadual e tem como objetivo manter um controle sobre a manutenção dessas águas.

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/11/analise-da-qualidade-das-aguas-e-feita-nos-balnearios-de-santarem.html