Criado em 7 de Junho de 2020 às 19:56

17/11/2015-G1 Santarém e Região=-Positiva

7 de Junho de 2020 às 19:56

Semana da Consciência Negra em Santarém terá mostra de filmes

Programação iniciou na segunda (16) e continua até sexta-feira (20).
Evento vai discutir sobre políticas públicas que envolvem a juventude negra.

A  4ª Semana da Consciência Negra iniciou na noite de segunda-feira (16), na unidade Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, oeste do Pará. A programação segue até sexta-feira (20) e contará com mostra de filmes.

Com o tema “Juventude Negra: violências, identidades e resistências”, o evento vai discutir sobre as diversas formas de violências e de exclusão social, as dimensões identitárias e raciais, bem como as políticas públicas e ações afirmativas que envolvem a juventude negra no Brasil.

Os filmes a serem exibidos durante a programação são: Série "Diz Aí - Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra", " A Margem do Corpo", "5 x Favela - Agora por Nós Mesmos" e "Frutos do Brasil - Histórias da Mobilização Juvenil".

De acordo com a organização, o evento, que é aberto ao público, também contará com oficinas e minicursos, palestras, mesas-redondas e programações artístico-culturais.

No último dia de evento, será realizado o Encontro das Comunidades Negras de Santarém, promovido pela Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), na comunidade quilombola Tiningu.

A programação completa da IV Semana da Consciência Negra pode ser encontrada na página eletrônica da Ufopa. A iniciativa é uma realização da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (Procce) e Coletivo de Estudantes Quilombolas (CEQ).

LInk: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/11/semana-da-consciencia-negra-em-santarem-tera-mostra-de-filmes.html