Ultima atualização em 25 de Julho de 2020 às 22:58

23/10/2015 - G1 Santarém-PA- Positiva

22 de Junho de 2020 às 18:09

Estudantes de Santarém creem em vantagem após Uepa aderir ao Enem

Estudantes paraenses têm ainda acréscimo de 10% da pontuação da prova.
Campus da Uepa em Santarém vai disponibilizar 186 vagas em cinco cursos.

João MachadoDo G1 Santarém

Alison já tentou várias vezes medicina e vê grande oportunidade pela Uepa desta vez (Foto: Arquivo Pessoal)Alison já tentou várias vezes medicina e vê grande oportunidade pela Uepa desta vez (Foto: Arquivo Pessoal)

A adesão das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) como principal critério de seleção deixou muitos estudantes de Santarém, oeste do Pará, confiantes e crendo na facilidade em ingressar no ensino superior.

candidatos avalia como positivo o fato de, pela primeira vez a nota do exame nacional ser usada como critério de seleção, a exemplo do que acontece com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Alison, 21 anos, passa o dia na biblioteca aprimorando os conhecimentos (Foto: Arquivo pessoal)

Alison, 21 anos, passa o dia na biblioteca
aprimorando os conhecimentos
(Foto: Arquivo pessoal)

Alison Lima Moraes, 21 anos, de Castanhal, no nordeste do Pará, e que faz cursinho em Santarém, conta que o sonho é estudar medicina. Ele já tentou várias vezes pelo Enem em Belém e, este ano, tem esperanças de ingressar num dos cursos mais concorridos. “Estou esperando que seja alguma coisa boa, porque, no vestibular anterior da Uepa, o conteúdo era muito grande de se aprender. Era um conteúdo que não dava para ser visto em um ano. Com o Enem, que é uma prova mais intuitiva, oitenta por cento das respostas estão dentro dela mesma. O exame vai facilitar um pouco mais para quem está bem preparado”, declarou.

Paola, 20 anos, garante que não sentiu o impacto da mudança, pois já se preparava para o Enem (Foto: Arquivo pessoal)Paola, 20 anos, garante que não sentiu o impacto da
mudança, pois já se preparava para o Enem
(Foto: Arquivo pessoal)

Paola Fernandes, de 20 anos, que também vai tentar medicina, garante que não foi pega de surpresa com a adoção das notas do Enem pela Uepa, pois ela já vinha se preparando há bastante tempo para o exame. Porém, ela afirma que a vantagem para os candidatos em geral é relativa. “Depende. Mudou muito rápido. A gente não esperava. A forma das provas da Uepa é bem diferente das do Enem. Foi um impacto muito grande. Os professores tiveram que readaptar. Se você não estiver preparado para aquela situação é complicado. Você tem que mudar totalmente para poder se focar naquilo. Muita gente teve que mudar totalmente sua estratégia”, acredita.

De acordo com a coordenação local da Uepa em Santarém, a adoção das notas do Enem se deram principalmente por questões financeiras. “Primeiro, porque várias universidades estaduais passaram a aderir. Segundo, que a Uepa teve muito corte de verba nos três últimos anos do governo do Estado. Estava ficando muito difícil pagar o processo de vestibular próprio, arcar com os custos todos. Adotando o Enem, a Uepa acaba economizando esse recurso”, explicou a coordenadora Edna Galvão.

Vantagem para os paraenses
Além disso, a universidade também dá vantagem de 10% na pontuação dos candidatos paraenses. “Apesar de abrir a oportunidade de o vestibular atender nacionalmente, garante um certo privilégio aos que comprovarem ser paraenses”, afirmou Edna.

Alison e Paola aprovaram a vantagem na pontuação para este ano, visto que o Enem vai possibilitar concorrência maior com candidatos de outros estados, mas os 10% a mais para os paraenses pode ser decisivo. “Dentro desse sistema integrado que é o Enem, esses 10% de medida de protecionismo são para conter um pouco esse fluxo migratório e dar uma chance a mais aos alunos que já estão aqui”, afirmou Alison.

Cursos Vagas
Medicina 40
Fisioterapia 40
Ed. Física 40
Enfermagem 36
Música 30

Vagas
De acordo com os dados informados pela coordenação local da Uepa, o total de vagas ofertadas é de 186, distribuídas em cinco cursos de graduação. (Confira na tabela ao lado)

Segundo ela, foi necessário haver a redução do número de vagas para enfermagem. Antigamente, eram ofertadas 40. "Devido a um alto número de desistência dos alunos. Entram quarenta, mas tem formado doze. Considerando esse alto grau de desistência e migração para outros cursos da saúde, está se fazendo um estudo da possibilidade de diminuir  esse número de vagas para que a gente não tenha uma entrada grande e uma saída muito pequena, como tem acontecido nos últimos anos", acrescentou.

As provas do Enem serão aplicadas sábado (24) e domingo (25) em todo o país.

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/10/estudantes-de-santarem-creem-em-vantagem-apos-uepa-aderir-ao-enem.html