Criado em 16 de Outubro de 2020 às 13:34

PROFESSORES DA UFOPA DECIDEM MANTER GREVE, QUE CHEGA A 127 DIAS

14/10/2015 - Amazônia Acontece - Neutra

16 de Outubro de 2020 às 13:34

Suspensão das aulas vai seguir pelo menos até segunda-feira (19).

Em Santarém, aproximadamente 4 mil alunos foram afetados.

Em assembleia realizada nesta terça-feira (13), os professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) decidiram permanecer em greve por pelo menos mais uma semana, em Santarém, oeste do estado.

No município, aproximadamente 4 mil alunos estão sem aulas. A greve completa nesta terça 127 dias. Segundo o sindicato nacional dos professores, em comunicado publicado no domingo (11), a greve afetou cerca de 50 instituições entre universidades e institutos em todo o Brasil.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Professores da Ufopa (Sindufopa), Amadeu Cavalcante, nem as reivindicações a nível nacional nem em nível local foram atendidas. “O movimento não quis negociar os 10,8% parcelados em dois anos. Foi rejeitada aquela proposta e foi decidido pela saída unificada do dia 13 ao 16, mas aqui na Ufopa os professores não decidiram sair ainda essa semana. Vamos aguardar um pouco e, no dia 19, segunda-feira, fazer nova assembleia para avaliar as condições”, explicou.

As reinvindicações nacionais da categoria são: defesa do caráter público das instituições federais de ensino; melhoria nas condições de trabalho; garantia de autonomia universitária; reestruturação da carreira e valorização salarial de ativos e aposentados.

Nas Assembleias Gerais, realizadas entre 6 e 8 de outubro, por ampla maioria, foi rejeitada a proposta do governo de restruturação das tabelas de 10,8% em dois anos (5,5% em agosto de 2016 e 5% em janeiro de 2017). A categoria recusou a proposta e optou pela saída unificada da greve no período entre 13 e 16 de outubro.

Técnicos administrativos

Após 132 dias, os técnicos administrativo da Ufopa encerraram a greve no dia 8 de outubro. A decisão foi tomada após um acordo assinado na noite de terça-feira (6) em Brasília, entre o governo federal e a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Educação Pública do Brasil (Fasubra).

Link: https://amazoniaacontece.blogspot.com/2015/10/professores-da-ufopa-decidem-manter.html