Criado em 16 de Outubro de 2020 às 13:48

26/10/2015 - G1 Santarém e Região - Neutra

16 de Outubro de 2020 às 13:48

Professores da Ufopa voltam ao trabalho, mas aulas só em novembro

Ao todo, 22 dias letivos serão repostos durante o mês.
Segundo semestre de 2015 só inicia no ano que vem.

Do G1 Santarém

Os professores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) retornam às atividades nesta segunda-feira (26), mas as aulas só serão retomadas na outra terça-feira, 3 de novembro. A decisão foi aprovada  durante a 8ª Reunião Ordinária do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

A retomada das aulas será para reposição de 22 dias letivos do primeiro semestre deste ano. A reposição desses dias parados encerra no dia 28 de novembro.

O segundo semestre letivo de 2015 será de 4 de janeiro a 9 de maio e, somente após esse período é que deve ser regularizado o primeiro semestre de 2016.

A greve iniciou no dia 8 de junho, tinha pautas locais e nacionais. As reinvindicações nacionais da categoria são: defesa do caráter público das instituições federais de ensino; melhoria nas condições de trabalho; garantia de autonomia universitária; reestruturação da carreira e valorização salarial de ativos e aposentados. A categoria não teve as propostas atendidas, havendo ainda o risco do retorno do movimento grevista.

Em Santarém, aproximadamente 4 mil estudantes estão sem aulas.

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/10/professores-da-ufopa-voltam-ao-trabalho-mas-aulas-so-em-novembro.html