Criado em 16 de Outubro de 2020 às 13:55

28/10/2015 - G1 Santarém e Região - Positiva

16 de Outubro de 2020 às 13:55

Uso sustentável dos solos será  tema de simpósio na Ufopa

Evento acontece de 28 a 30 de outubro em Santarém.
Inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet.

Do G1 Santarém

O 2º Simpósio de Biodiversidade e Ciências Agrárias realizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) vai debater o tema “Uso sustentável dos solos amazônicos: Um desafio para as Ciências Agrárias”. O evento acontece de 28 a 30 de outubro no campos Tapajós, em Santarém, oeste do Pará.

O Simpósio é destinado a profissionais, professores e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação de agronomia, engenharia florestal, engenharia de pesca, zootecnia e engenharia agrícola e áreas afins. Além de apresentar trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas ciências agrárias, o evento contará com palestras e discussões para ações nos próximos anos, nos setores agropecuário, biotecnológico e florestal, com vistas à utilização de técnicas sustentáveis de produção.

saiba mais

Programação
O Simpósio começa na próxima quarta-feira, dia 28, a partir das 16 horas, com solenidade e palestra de abertura intitulada “Ordenamento territorial e a produção sustentável: O zoneamento como ferramenta de apoio ao desenvolvimento regional”, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri.

O evento prossegue nos dias 29 e 30 com diversas palestras e minicursos, com a participação de pesquisadores da Ufopa, Embrapa e Universidade de São Paulo (USP).

Um dos destaques do evento será a palestra do pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Philip Fearnside, ganhador do prêmio Nobel da Paz em 2007, que falará sobre os impactos e limites da Agricultura Familiar na Amazônia brasileira, na manhã do dia 30. Confira a programação completa  AQUI.

Serviço
As inscrições para o II Simpósio de Biodiversidade e Ciências Agrárias da Amazônia ainda estão abertas e podem ser efetuadas por meio da página eletrônica da Ufopa.

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2015/10/uso-sustentavel-dos-solos-sera-tema-de-simposio-na-ufopa.html