Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 21:46

Após aluna se perder na Flona, Ufopa quer inserir curso de sobrevivência

04/04/2016 - G1 Santarém-Pa - Positiva

22 de Junho de 2020 às 16:45

Após aluna se perder na Flona, Ufopa quer inserir curso de sobrevivência

Reitora manifestou interesse em inserir no curso de engenharia florestal.
Universitária se perdeu durante uma aula prática na tarde de sexta (1º).

Do G1 Santarém

 

Coletiva de imprensa foi realizada nesta segunda-feira (Foto: Geovane Brito/G1)Coletiva de imprensa foi realizada nesta segunda-feira (Foto: Geovane Brito/G1)

Após a estudante Brenda Leticia Rodrigues, do 8º semestre do curso de Engenharia Florestal ter ficado perdida por 16 horas e 30 minutos na Floresta Nacional do Tapajós, durante uma aula prática, a Universidade Federal do Pará (Ufopa) manifestou interesse em ofertar a formação de sobrevivência na selva para os acadêmicos do curso. Os planos foram divulgados pela reitora Raimunda Monteiro durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (4).

De acordo com a reitora, atualmente nenhum curso de engenharia florestal no Brasil tem disciplina de sobrevivência em selva. Ela enfatizou que maioria dos cursos de Engenharia Florestal prepara o aluno para áreas de reflorestamento, áreas que são diferentes da floresta amazônica. “Isso nos alertou para uma inovação, o curso de engenharia florestal da Ufopa vai ter um suporte de formação pra sobrevivência em selva. Essa vai ser uma inovação. O que aconteceu com a Brenda com certeza nos auxiliou para que a gente tenha esse diferencial que é determinado pelas condições da floresta amazônica e da formação específica que nós temos que oferecer paro engenheiro florestal que sai da nossa universidade", ressaltou a professora Dra. Raimunda Monteiro.

Brenda Letícia Rodrigues, de 21 anos (Foto: Geovane Brito/G1)Brenda Letícia Rodrigues, de 21 anos
(Foto: Geovane Brito/G1)

Perdida na floresta
A universitária Brenda Letícia Rodrigues, de 21 anos, ficou perdida por 16 horas e 30 minutos na Floresta Nacional do Tapajós, em Belterra, região metropolitana de Santarém, no oeste do Pará. A jovem que cursa engenharia florestal na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) se perdeu durante uma aula prática por volta de 17h de sexta-feira (1) e passou a noite sozinha na floresta até chegar a uma guarita às margens da rodovia por volta de 9h30 de sábado (2).

Buscas
Assim que sentiram falta da jovem, os professores que coordenavam a aula no local iniciaram as buscas com 12 manejadores experientes da Coomflona. Sem sucesso na localização de Brenda, o Corpo de Bombeiros, 8º BEC e comunitários com motos nas trilhas foram acionados para ajudar. O Corpo de Bombeiros enviou ao local uma equipe por volta de 00h30 de sábado (2) com três militares especializados em área de selva.

Nota à imprensa
A Ufopa esclareceu em nota distribuída durante a coletiva nesta segunda-feira que não mediu esforços para minimizar os traumas do incidente. O Instituto de Biodiversidade e Florestas lamentou o ocorrido e agradeceu a todos os que se envolveram nas buscas.

 

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2016/04/apos-aluna-se-perder-na-flona-ufopa-quer-inserir-curso-de-sobrevivencia.html