Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 22:00

Em pesquisa inédita na região, Ufopa clona plantas de abacaxi e banana

10/12/2016 - G1 Santarém-Pa - Positiva

22 de Junho de 2020 às 17:33

Em pesquisa inédita na região, Ufopa clona plantas de abacaxi e banana

Resultados representam avanço e contribuição para agricultura familiar.
Uma única planta pode produzir até 15 mil clones, segundo pesquisadora.

 

Os primeiros clones foram feitos de banana e abacaxi (Foto: Ascom Ufopa/Divulgação)Os primeiros clones foram feitos de banana e abacaxi (Foto: Ascom Ufopa/Divulgação)

Clones de plantas de abacaxi e banana estão sendo produzidos no Laboratório de Ecossistemas Amazônicos (Leea) por professores e alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em Santarém. Esta é uma experiência inédita para a região do Baixo Amazonas.

De acordo com a responsável pelo projeto “Multiplicação de material de Propagação de Plantas de importância agronômica para a Amazônia”, professora Dra. Eliandra de Freitas Sia, os resultados representam um grande avanço e contribuição para agricultura familiar.

“A importância de trazer essa técnica consiste em disponibilizar material de propagação de plantas acessíveis para os produtores da região, que, atualmente, necessitam comprar mudas fora do estado e com preço mais elevado. Havendo opção de disponibilizar material de propagação a partir da produção in vitro, em nossos laboratórios, estaremos dando uma importante contribuição para a agricultura local”, explica Eliandra.

Uma única planta pode produzir até 15  mil clones (Foto: Ascom Ufopa/Divulgação)Uma única planta pode produzir até 15 mil clones (Foto: Ascom Ufopa/Divulgação)

Com o avanço na produção, o projeto prevê a entrega de três mil mudas a produtores locais em um ano e meio. Os pesquisadores vão acompanhar o desenvolvimento dos clones no campo para apontar os resultados da pesquisa. Segundo a professora Eliandra, de um abacaxi podem ser clonadas até 15 mil mudas.

Técnica
A técnica utilizada pelos criadores dos clones foi a de microprogação, que consiste em produzir milhares de clones de uma planta rapidamente, a partir de uma única célula vegetal ou de um pequeno pedaço de tecido vegetal. Inicialmente, as plantas foram cedidas por pessoas que produzem banana e abacaxi de alto padrão. Eles serão futuros beneficiários do projeto.

Apesar de o projeto ter um objetivo que vai ajudar a produção de frutas com mais qualidade na região e a aquisição de mudas a baixo custo, a desvantagem da técnica é a necessidade de investimentos e infraestrutura laboratorial, além da mão de obra especializada e disponível.

A produção é feita totalmente em laboratório e em condições favoráveis como controle de temperatura, luminosidade e nutrientes, para que as plantas fiquem livres de doenças e contaminantes.

 

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2016/12/em-pesquisa-inedita-na-regiao-ufopa-clona-plantas-de-abacaxi-e-banana.html