Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 21:41

24/02/2016 - G1 Santarém-Pa - Positiva

22 de Junho de 2020 às 16:33

Confira os cursos mais concorridos na Ufopa; inscrições encerram dia 28

Direito, Pedagogia, Farmácia e Eng. Florestal são os mais disputados.
Mais de 10 mil inscrições já foram realizadas até a segunda-feira (22).

O prazo para realização das inscrições do Processo Seletivo Regular 2016 da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) termina no próximo domingo (28). De acordo com a instituição, até a segunda-feira (22), mais de 10 mil candidatos tinham se inscrito para concorrer as 1.153 vagas ofertadas nos 31 cursos de graduação. Segundo a Ufopa, os mais concorridos são Direito, Pedagogia, Farmácia e Engenharia Florestal.

Do total de vagas, 31 são destinadas a pessoas com deficiência (PcD), 573 para o sistema de ingresso por meio de cotas sociais e 549 são vagas de ampla concorrência.

O PSR é gratuito e compreende três fases: inscrição; seleção dos candidatos; e convocação, habilitação e matrícula. O preenchimento das vagas será processado com base no critério classificatório, por curso de opção, até o limite de cinco chamadas, conforme distribuição de vagas e turnos por curso.

Inscrição
A inscrição é realizada exclusivamente na página da Ufopa. Um dos critérios para concorrer às vagas no PSR 2016 é a realização do Enem nos anos de 2014 ou 2015, considerando o exame de maior nota na redação e áreas temáticas, inclusive para o ingresso pelo sistema de cotas sociais e para obtenção de vaga destinada a pessoa com deficiência (PcD).

No ato de inscrição, o candidato deverá obrigatoriamente preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções ali contidas, ocasião em que prestará informações sobre o perfil socioeconômico; e indicar duas opções de curso.

A homologação da inscrição será realizada após a confirmação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de que o candidato realizou o Enem 2014 ou 2015. Estará automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que, alternadamente, tenha obtido: nota inferior a 450 na Redação; e pontuação média das quatro áreas temáticas inferior a 400.

Resultado
A divulgação do resultado do PSR 2016 deverá ocorrer até o dia 10 de março de 2016. A habilitação dos candidatos aprovados na primeira chamada será realizada no período de 14 a 18 de março de 2016, em Santarém. Os candidatos não selecionados na primeira chamada, interessados em concorrer às vagas remanescentes, deverão manifestar interesse em continuar participando do processo seletivo.

O candidato que está em dúvida poderá obter informações na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), localizada na Unidade Amazônia, na avenida Mendonça Furtado, 2946, 4º andar, bairro de Fátima.

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2016/02/confira-os-cursos-mais-concorridos-na-ufopa-inscricoes-encerram-dia-28.html