Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 21:42

03/02/2016 - G1 Santarém-Pa - Positiva

22 de Junho de 2020 às 16:32

Projeto ‘Iurupari’ da Ufopa abre 60 vagas para curso de teatro

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 29 de fevereiro.
Vagas são para crianças, adolescentes e adultos.

Do G1 Santarém

Projeto Iurupari da Ufopa (Foto: Divugação/Projeto Iurupari)Ensaio aberto do 'Espetáculo de Você' que foi realizado em 2015 (Foto: Divugação/Projeto Iurupari)

O projeto “Iurupari” da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém, disponibiliza 60 vagas para o curso de teatro. As inscrições iniciaram dia 1º de fevereiro e encerram dia 29. As aulas iniciam em 1º de março.

De acordo com a coordenação, a intenção é desenvolver habilidades do teatro entre os participantes, identificando as capacidades corporal, vocal e interpretativa e colocá-las em prática com o grupo, para que elas possam realizar várias apresentações teatrais. “É importante que as pessoas tenham compromisso ao participarem sempre das aulas. Não há exigência de experiência no teatro”, informou o coordenador do projeto, professor Leandro Cazula.

De acordo com Cazula serão aceitas crianças acima de 10 anos. “Teremos dois núcleos, de 10 a 15 anos para crianças e adolescentes, acima de 15 anos para jovens e adultos”, informou ao garantir que as inscrições e o curso são gratuitos.

Jovens do projeto Iuruparia durante ensaio (Foto: Divugação/Projeto Iurupari)Jovens do projeto Iuruparia durante ensaio
(Foto: Divugação/Projeto Iurupari)

O curso conta com apoio de professores e acadêmicos da universidade, do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Cultura (MinC) através do Programa Mais Cultura nas Universidades.

Inscrições
As inscrições devem ser feitas de segunda à sexta-feira no Laboratório de Ensino em Geografia, no campus Rondon, de 8h às 12h e de 14h às 18h e na Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), sala 528 no campus Amazônia. A coordenação ressalta que os menores de 18 anos farão as inscrições somente com a presença dos pais ou responsáveis.

Caso as vagas sejam preenchidas antes do prazo, a coordenação explicou que encerrará as inscrições.

saiba mais

Cazula ressalta que no núcleo das crianças e adolescentes, os inscritos passarão por entrevistas durante os primeiros encontros. “Queremos saber com eles se realmente estão interessados em fazer as aulas teatrais, porque às vezes o interesse é dos pais, e não deles”, salientou.

Aulas
As atividades do projeto serão desenvolvidas no auditório Wilson Fonseca do campus Rondon, com horários diferenciados. Para o núcleo das crianças e adolescentes, as aulas ocorrerão nas terças e quintas de 13h às 17h. Para jovens e adultos serão aos sábados de 14h às 19h. As aulas iniciam dia 1º de março e encerram em 24 de dezembro de 2016.

link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2016/02/projeto-iurupari-da-ufopa-abre-60-vagas-para-curso-de-teatro.html