Criado em 19 de Junho de 2020 às 13:12

25/01/2016-G1 - Santarém e Região-Positiva

19 de Junho de 2020 às 13:12

Em Santarém, Ufopa exibe filme sobre Getúlio Vargas

Filme narra os últimos dias de vida do ex-presidente.
Programação é gratuita e aberta ao público em geral.

Do G1 Santarém

Drica Moraes e Tony Ramos em 'Getúlio' (Foto: Divulgação)Drica Moraes e Tony Ramos em 'Getúlio'
(Foto: Divulgação)

O projeto de extensão “Cineclio: a história do discurso fílmico” vai exibir a produção nacional “Getúlio” nesta quarta-feira (27), a partir das 19h, no miniauditório do 3º andar da unidade Rondon, da Universidade Federal do Oeste do Pará(UFOPA), em Santarém, oeste do Pará. O filme narra os últimos dias de vida do ex-presidente Getúlio Vargas.

O filme se concentra nos momentos finais da crise que levou à morte de Getúlio, em agosto de 1954. O elenco conta com Drica Moraes, Alexandre Borges, Adriano Garib, Marcelo Medici, Alexandre Nero, Jackson Antunes, Leonardo Medeiros, Daniel Dantas e Clarisse Abujamra.

A iniciativa do Cineclio conta com apoio da Pró-reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce/Ufopa). A programação é gratuita e aberta ao público em geral. Na ocasião também haverá um debate sobre o tema do filme com o Msc. e doutorando em História Social na Universidade de São Paulo (USP), André D. Fonseca, vinculado ao Programa de Ciências Humanas/ICED.

saiba mais

Cineclio
O projeto de extensão “Cineclio: a história no discurso fílmico” foi criado em 2015 com o objetivo de discutir a produção cinematográfica como fonte histórica. O público alvo do projeto é a sociedade de modo geral e tem como foco três eixos, em especial a divulgação e a promoção de filmes históricos que viabilize a ampliação dos serviços e bens culturais oferecidos a população; o papel do cinema como instrumento do ensino de história e a análise de filmes como documentos históricos visuais carregados de concepções históricas e discursivas.

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2016/01/em-santarem-ufopa-exibe-filme-sobre-getulio-vargas.html