Criado em 19 de Junho de 2020 às 13:20

29/01/2016-G1 - Santarém e Região-Positiva

19 de Junho de 2020 às 13:20

Ufopa abre inscrições para processo seletivo 2016 neste sábado

Inscrições devem seguir até o dia 28 de fevereiro.
Universidade usa notas do Enem para a seleção dos candidatos.

Do G1 Santarém

Coletiva de imprensa sobre processo seletivo da Ufopa (Foto: Reprodução/TV Tapajós)Edital foi divulgado nesta sexta-feira
(Foto: Reprodução/TV Tapajós)

As inscrições para o Processo Seletivo Regular 2016 (PSR-2016) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) começam no sábado (30) a partir das 12h e vão até às 23h59 do dia 28 de fevereiro de 2016. O edital foi divulgado nesta sexta-feira (29).

Os interessados poderão realizar a inscrição gratuita e confirmar o processo somente pela internet, no endereço eletrônico da Ufopa.

O PSR-2016 tem como critério de aprovação as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os candidatos que fizeram as provas em 2014 e 2015. Este ano, estão sendo ofertadas 1.153 vagas para 31 cursos de graduação para candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, sendo 31 para pessoas com deficiência, 573 para o sistema de cotas e 549 vagas de ampla concorrência.

De acordo com a pró-reitora de ensino da Ufopa, Fátima Lima, o processo seletivo segue os mesmos critérios dos anos anteriores. A novidade é a inclusão de cinco chamadas para 2016 e a nota mínima da redação para aprovação, equivalente a 450 pontos. “O processo seletivo é somente para Santarém. O objetivo da Ufopa é fazer a interiorização. Vamos ainda esse ano fazer um segundo edital para atender campus de outros municípios”.

A Ufopa possui três modalidades básicas de curso: as licenciaturas, que formam professores de diferentes disciplinas; os bacharelados interdisciplinares, que formam profissionais para campos amplos de atuação; e os bacharelados profissionais que se habilitam a partir do bacharelado interdisciplinar. Os cursos permitem aos acadêmicos que permaneçam estudando na Ufopa e optar por outro nível de graduação.

Ao G1, o diretor de ensino da pró-reitoria, Luiz Percival Brito anunciou novidade para as modalidades de bacharelados. “Nós mantivemos os bacharelados interdisciplinares, que é a formação de um campo de conhecimento em três anos e que depois permite que o acadêmico continue estudando. Contudo, muitos cursos que até o ano passado só permitiam o ingresso até os bacharelados interdisciplinares, este ano serão oferecidos também como ingresso imediato pelas duas modalidades ensino. Isso quer dizer que na hora da inscrição, o candidato pode escolher pelo curso desejado”, explica.

Inscrições
No processo de inscrição, o candidato deve realizar cadastro no endereço eletrônico da Ufopa e depois preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição e responder ao questionário disponível. O candidato também deverá indicar uma opção de curso obrigatório e uma segunda opção de curso, que deverá estar vinculada ao mesmo instituto da primeira opção.

A homologação da inscrição só será realizada após a confirmação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de que o candidato está inscrito no Enem 2014 ou 2015. Estará automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que tenha obtido pontuação inferior a 450 na redação e pontuação média das quatro áreas temáticas inferior a 400.

Resultado
A previsão é de que o resultado da primeira chamada seja divulgado no dia 10 de março de 2016. O candidato poderá obter informações na Pró reitoria da Ufopa, unidade administrativa do PSR-2016, localizada na Unidade Amazônia, na Avenida Mendonça Furtado, nº 2946, 4º andar, bairro Fátima. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (93) 2101-6519 ou pelo e-mail www.ufopa.edu.br.

Cotas
Para o PSR-2016, as vagas serão preenchidas conforme os critérios estabelecidos na Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, e na Portaria MEC nº 18, de 11 de outubro de 2012. Em função das informações prestadas no momento da inscrição, os candidatos cotistas serão distribuídos em quatro grupos.

Do grupo 1 fazem parte os candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, e que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

O grupo 2 é composto por candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, e que não se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

O grupo 3 corresponde aos candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita, e que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

No grupo 4 estão os candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita, e que não se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

saiba mais

Pessoas com Deficiência (PcD)
Os candidato que desejarem concorrer na condição de Pessoa com Deficiência (PcD) deverá declarar no ato da inscrição a sua opção em participar da seleção para a única vaga destinada ao curso de sua preferência.

Os classificados devem apresentar-se à Comissão Multiprofissional de Perícia Médica da Ufopa. No dia da perícia médica, deverá apresentar laudo médico original ou cópia autenticada em cartório, emitido nos últimos doze meses, que ateste a espécie e o grau ou nível da deficiência.

De acordo com o edital do PSR-2016, as vagas destinadas às pessoas com deficiência que não forem preenchidas por falta de candidatos aprovados serão automaticamente extintas e não poderão ser ocupadas por outros candidatos.

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2016/01/ufopa-abre-inscricoes-para-processo-seletivo-2016-neste-sabado.html