Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 21:49
05/07/2016 - G1 Santarém-Pa - Positiva
22 de Junho de 2020 às 17:00
Feira da Agricultura Familiar da Ufopa
terá venda de hortaliças e frutas
Evento será realizado na quinta-feira (7), na Unidade Amazônia.
Objetivo é proporcionar integração entre instituição e os agricultores.
Do G1 Santarém
Hortaliças orgânicas serão vendidas em feira na Ufopa (Foto: Lenne Santos/Ascom Ufopa)
Mais uma etapa da Feira da Agricultura Familiar organizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) acontece na próxima quinta-feira (7) no auditório do anexo da Unidade Amazônia no horário de 8h às 12h. A feira é destinada principalmente aos servidores da instituição, porém será aberta ao público em geral. O evento terá vendas de produtos orgânicos, como: hortaliças, frutas, licores, plantas e artesanato.
O principal objetivo da feira é proporcionar um ambiente de integração entre a instituição e os agricultores familiares, e garantir a segurança alimentar e nutricional da comunidade acadêmica. Além de contribuir com a valorização do produtor rural e movimentar a economia local.
O evento conta com a participação das cooperativas e associações de produtores rurais dos municípios de Mojuí dos Campos, Belterra e Santarém. Na etapa anterior, houve venda de produtos como macaxeira descascada, pimentão, batata doce, alface, couve, cebolinha, cheiro verde, banana, maracujá, farinha, farinha de tapioca, polpas de frutas e até galinha caipira. Os preços variam, mas, no geral, são similares ou até mais baratos que os vendidos em feiras e supermercados de Santarém.
A agricultura familiar orgânica vem ganhando cada vez mais espaço em várias regiões do Brasil, por se tratar produção agropecuária realizada por pequenos produtores em que o sistema agropecuário é mantido pelo núcleo familiar e, no máximo, por alguns poucos funcionários. Os alimentos orgânicos se diferenciam do demais, nenhum pesticida sintético é usado durante a produção de produtos orgânicos, fazendo com que os alimentos sejam mais saudáveis e as técnicas empregadas no processo de produção respeitam o meio ambiente e visam manter a qualidade do alimento. Dessa forma, o produto diminui a possibilidade de danos à saúde dos consumidores e de impacto à natureza, tudo isso sem utilizar agroquímicos. Frutas, legumes, verduras, hortaliças, carnes, ovos, feijão e cereais são alguns exemplos.
A feira é uma realização do projeto “Incubadora de Empreendimentos Solidários”, da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), e ocorre na primeira quinta-feira de cada mês.