Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 21:50

04/07/2016-G1 Santarém-Pa - Positiva

25 de Junho de 2020 às 13:40

Ufopa abre inscrição para 30 vagas em curso gratuito de dança do ventre

Objetivo é proporcionar integração e bem-estar para as mulheres.
Inscrições iniciam nesta segunda-feira (4) e seguem até o dia 13 de julho.

Do G1 Santarém

Aulas iniciam no dia 18 de julho, na sala de dança da Uepa (Foto: Livaldo Santos/Arquivo Pessoal)Aulas iniciam no dia 18 de julho, na sala de dança da Uepa (Foto: Livaldo Santos/Arquivo Pessoal)

Para fazer da dança um instrumento de integração social que proporcione qualidade vida, bem estar psicológico e físico, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Santarém, abriu nesta segunda-feira (4) as inscrições para o curso de nível iniciante de Dança do Ventre. O prazo segue até o dia 13 de julho. O curso é gratuito e ao todo são ofertadas 30 vagas.

Das vagas, 10 são para alunas da Uepa, 10 para alunas da Ufopa e 10 para o público em geral. As aulas devem ser ministradas pela professora e bailarina Flávia Dolunay. O curso é destinado para mulheres a partir de 16 anos. Nesta etapa, o módulo a ser repassado para as participantes será sobre técnicas de quadril.

O curso inicia no dia 18 de julho, com aulas às segundas e quartas-feiras, de 19h às 21h, na sala de dança da Uepa. Ao final do curso, mediante frequência de 75%, as alunas receberão certificados.

saiba mais

Para a professora ministrante e também incentivadora do projeto, esse estilo de dança ainda é visto de forma errada. "Através dos movimentos e da integração com a turma, esta dança proporciona um bem-estar físico. Mas, as pessoas acham que a dança do ventre é voltada para  outro segmento, como é mostrado em novelas, e não é. Na verdade, essa dança foi criada para fortalecer a mulher na hora do parto e no alívio de cólicas menstruais, por exemplo", informou Flávia Dolunay.

Locais para inscrição
As inscrições podem ser feitas na Unidade Amazônia da Ufopa, localizada na Av. Mendonça Furtado, 2946, de 8h às 12h; e na secretaria administrativa da Uepa, na Av. Plácido de Castro, 1339, de 8h às 11h e de 14h às 17h.

Para se inscrever são necessárias as cópias do RG, comprovante de residência e comprovante de matrícula para alunas das instituiçõese e o preenchimento da ficha de inscrição, de acordo com o edital.

Dança do Ventre
A dança do ventre é uma arte milenar de intenso condicionamento físico, que tonifica e modela o corpo feminino e traz inúmeros benefícios fisiológicos e psicológicos para as suas praticantes, combatendo o sedentarismo e stress, pois possibilita as atividades em grupo e o desenvolvimento do trabalho em equipe.

O quê? Curso gratuito de Dança do Ventre
Quando? 18 de julho
Onde? Na sala de dança da Uepa, na Av. Plácido de Castro, 1339.
Inscrições: De 4 a 13 de julho, na Unidade Amazônia da Ufopa, localizada na Av. Mendonça Furtado, 2946, de 8h às 12h; e na secretaria administrativa da Uepa, na Av. Plácido de Castro, 1339, de 8h às 11h e de 14h às 17h.

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2016/07/ufopa-abre-inscricao-para-30-vagas-em-curso-gratuito-de-danca-do-ventre.html