Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 21:46

01/05/2016-G1 Santarém-Pa - Positiva

22 de Junho de 2020 às 16:50

Abraço simbólico pede preservação do Lago do Maicá em Santarém, PA

Mobilização foi em defesa do Lago contra a construção de portos na área.
Ato reuniu dezenas de pessoas durante a manhã deste domingo (1º).

*Do G1 Santarém

Ato foi realizado na manhã deste domingo, em Santarém, PA (Foto: Alciane Ayres/TV Tapajós)Ato foi realizado na manhã deste domingo, em Santarém, PA (Foto: Alciane Ayres/TV Tapajós)

Dezenas de pessoas deram um abraço simbólico no Lago do Maicá, durante a manhã deste domingo, 1º de maio, na 2ª edição da Caravana das Águas, que faz parte da 16ª Semana da Comunicação organizada pela Diocese de Santarém, no oeste do Pará. De acordo com a organização, a mobilização é um alerta para a importância da preservação ambiental da região e pela defesa do Lago contra a construção de portos graneleiros na área.

A caravana reuniu de estudantes, lideranças comunitárias, pescadores, comunicadores e membros da sociedade civil organizada. A concentração foi no Terminal Fluvial Turístico (TFT), na Orla da cidade. Os participantes saíram em cortejo pelo rio Tapajós e outros por terra, levantando a bandeira de luta em defesa do meio ambiente e em prol ao futuro dos moradores e pescadores que moram próximo ao Lago.

Ato reuniu dezenas de pessoas (Foto: Alciane Ayres/TV Tapajós)Ato reuniu dezenas de pessoas neste domingo
(Foto: Alciane Ayres/TV Tapajós)

O Lago do Maicá é um canal ligado a um sistema de lagos. Em sua extensão, a diversidade na fauna e flora típicas da várzea amazônica e ainda um grande reservatório natural, onde vivem diferentes espécies de peixes.

Representante dos pescadores atribui que a previsão de implantação de portos na área do Maicá, pela Empresa Brasileira de Portos de Santarém, (Embraps), pode resultar em sérios danos ambientais e prejuízos para a população, principalmente aos pescadores.

De acordo com o assessor da Pastoral Social, da Diocese, Guilherme Grisales, a intenção do ato é prestar apoio à população, do entorno do Lago e aos pescadores, através da mensagem cristã católica, o qual destaca, a comunicação e misericórdia, um encontro fecundo. Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (Ufopa), dizem que devem ser feitos novos estudos para verificar se a construção irá afetar o Lago.

O ato em defesa do Lago do Maicá encerrou com o encontro de todos os participantes as margens do manancial. Depois todos saíram em caminhada pelas ruas do bairro Maicá até a igreja de São Miguel Arcanjo. Com faixas e cartazes, a população demonstrava a preocupação com a natureza e com o futuro de crianças, jovens e adultos. Na chegada, teve momentos de reflexões e celebração eucarística.

Lago do Maicá (Foto: Alciane Ayres/TV Tapajós)Lago do Maicá (Foto: Alciane Ayres/TV Tapajós)

Escolha do Lago
A previsão de construção de portos foi o motivo que levou os coordenadores escolherem o lago.

Segundo a organização, o abraço é uma defesa da Pastoral Social e de movimentos sociais organizados para que se preserve o lago e aquela região contra a construção de grandes projetos, ou que pelo menos se faça Estudos de impactos Ambiental (EIA), para que a população da região não venha sofrer futuramente.

Nota Embraps
Em nota enviada ao G1, a Empresa Brasileira de Portos de Santarém, (Embraps) responsável pela implantação do terminal portuário, esclarece que o projeto em fase de licenciamento para a construção de um terminal de uso privado (TUP) fica no bairro Área Verde, área legalmente estabelecida pela Lei Municipal nº 18.051/2006 que instituiu o Plano Diretor Participativo de Santarém. O empreendimento será instalado em terreno próprio, não sendo previstas ações que resultem na remoção de pessoas residentes nas áreas próximas.

O porto da Embraps será composto de cais de Dolfin, visto ser a opção com menor impacto ambiental e não interferir no tráfego de embarcações pelo furo do Maicá. O transporte dos grãos para os navios será realizado por esteiras confinadas e cobertas, implantadas sobre torres a serem instaladas no leito do rio, evitando assim causar prejuízos a pescadores e embarcações de turismo que trafegam por esse furo.

A empresa tem compromisso com a geração de emprego de 700 empregos diretos na fase de construção do porto e 70 empregos na primeira fase de operação em Santarém e reintera sua atuação na promoção de desenvolvimento sustentável, por tal tem buscado cumprir fielmente o que determina o termo de referência do órgão licenciador.