Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 21:47

07/05/2016 - G1 Pa - Ufopa sendo citada

22 de Junho de 2020 às 16:53

Universidades paraenses usam Enem em seleções para 11 mil vagas

Todas as universidades públicas do estado usam o exame no Vestibular.
Prazo de inscrição para o Enem vai de 9 a 20 de maio.

Do G1 PA

Vestibulinho UFPA (Foto: Alexandre Moraes/UFPA)Enem é usado por todas as universidades públicas
do Pará. (Foto: Alexandre Moraes/UFPA)

Começa na próxima segunda-feira, 9 de maio, o prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova é utilizada por todas as universidades públicas do Pará em seus processos seletivos e quem perder o prazo de inscrição poderá ficar de fora da disputa de pelo menos 11,3 mil vagas do vestibular 2017 em todo o Estado.

Os critérios e regras do Enem 2016 foram publicados em um edital disponibilizado no último dia 15 de abril no Diário Oficial da União. Ele define que podem participar da seleção estudantes que já concluíram ou que estejam concluindo ou ainda os que ainda estejam cursando o Ensino Médio.

Em 2015, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, recebeu um total de 7.746.436 inscrições no Exame, sendo 369.286 apenas no Pará.

Vestibular no Pará
Todas as universidades públicas do Pará utilizam o Enem em seus processos de seleção para cursos de graduação. Juntas elas ofertaram, no ano passado, 11.367 vagas em 289 cursos de graduação distribuídos em 43 municípios paraenses e receberam 249.742 inscrições.

Nome social poderá ser usado em colação de grau, lista de ramais telefônicos, usuário em sistemas de informática, comunicação interna e correio eletrônico. (Foto: Divulgação/Uepa)Uepa é a única que ainda utiliza outro tipo de provas
nos principais vestibulares. (Foto: Divulgação/Uepa)

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) adotou, em 2015, o Enem como fase única de seleção para o Processo Seletivo 2016 (Prosel). Apenas por esse concurso, a instituição disponibilizou 1.710 vagas em 22 cursos de graduação ofertados em 16 cidades paraenses. Ao todo, 74.529 estudantes se candidataram a estas oportunidades de acesso ao ensino superior público.

Além do Prosel, o Programa de Ingresso Seriado (Prise) é outra forma de acesso à Uepa. Porém, com provas específicas. O certame é direcionado a alunos que ainda cursam o ensino médio. Com a adesão do Enem, o Prise 2017 só terá a terceira etapa e será encerrado.  A seleção é voltada aos candidatos que realizaram as duas etapas anteriores nos últimos anos.

Na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) foram ofertadas, em 2015, 1.850 vagas em 34 cursos distribuídos em seis cidades do Pará. A instituição recebeu no ano passado 39.674 inscrições. O Enem é a única fase da seleção para ingresso na Ufra há três anos.

Enquanto na Universidade Federal do Pará (UFPA) foram ofertadas apenas pelo Processo Seletivo 2016 (PS 2016) 5.664 vagas em 170 cursos distribuídos em 19 cidades do Pará e 110.634 estudantes se candidataram à estas oportunidades.

As mais jovens universidades paraenses também utilizam o Enem para ingresso nos cursos de graduação. Na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) o vestibular 2016 disponibilizou 1.153 vagas em 31 cursos para sete municípios da região. Exatas 12.774 pessoas se candidataram a estas oportunidades de ingresso no ensino superior.

E na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), sediada em Marabá, foram ofertadas pelo principal processo de ingresso, em 2015, 990 vagas em 32 cursos distribuídos em cinco cidades. O concurso recebeu um total de 12.131 inscrições no ano passado.

Serviço
As inscrições para o Enem 2016 podem ser feitas pelo site do exame das 10h do dia 9 de maio até as 23h59 do dia 20 de maio.

link: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/05/universidades-paraenses-usam-enem-para-selecao-em-11-mil-vagas.html