Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 21:43

22/03/2016 - G1 Santarém-Pa - Positiva

22 de Junho de 2020 às 16:37

Carro feito por estudantes com fibras da Amazônia irá competir em SP

Evento será de 31 de março a 3 de abril, em São José dos Campos (SP).
Diferencial do projeto é o uso de fibras amazônicas, segundo coordenação.

Do G1 Santarém

Carenagem do veículo off-road é feita de fibras amazônicas (Foto: Thiago Moreira/Arquivo Pessoal)Carenagem do veículo off-road é feita de fibras amazônicas (Foto: Thiago Moreira/Arquivo Pessoal)

A criação de um protótipo de veículo off-road (termo utilizado para designar qualquer atividade esportiva ou automobilística que possa ser realizada em locais não pavimentados e de difícil acesso) levará um grupo de estudantes do curso interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém, a participar de uma competição nacional no período de 31 de março a 3 de abril de 2016, na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. Ao todo são 74 projetos inscritos no evento. O grupo de alunos é um dos três representantes da região norte do Brasil.

O projeto teve início no começo de 2015. A montagem do veículo ocorreu em outubro do mesmo ano. Segundo o coordenador do projeto, Thiago Moreira, o veículo tem na carenagem um diferencial importante. “A carenagem do carro é feita de fibras naturais amazônicas, como a fibra do curauá. A gente vai levar esse diferencial para essa competição”, explicou.

Na manhã desta terça-feira (22), os alunos estavam dando os últimos ajustes e desmontando as peças do protótipo, pois ele não pode ser transportado até o local da competição montado. Apenas quatro integrantes da equipe e o coordenador devem viajar a São Paulo. A equipe sairá de Santarém no dia 29 de março.

Segundo o integrante do projeto, Nicholas Furtado, a proposta do professor Moreira em construir um veículo foi um desafio no qual eles colocaram as teorias aprendidas dentro da sala de aula em prática.

Moreira explicou que a equipe deve viajar para a competição em um número reduzido devido a falta de condições financeiras e a falta de patrocínio.

Além dos alunos da Ufopa, uma equipe da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Tucuruí, estará participando do evento.

As pessoas não confiam no potencial dos alunos santarenos e não ajudam, mas nós sabemos do nosso potencial e vamos mostrar isso para o Brasil inteiro"

Adebraldo Maia, membro da equipe

Dificuldades
Desde o início, a equipe formada por oito pessoas enfrentou muitos problemas, e o maior deles foi a busca por patrocínio. Segundo outro membro da equipe, Adebraldo Maia, mesmo com as dificuldades, o evento será uma oportunidade para mostrar a capacidade de acadêmicos da região. “As pessoas não confiam no potencial dos alunos santarenos e não ajudam, mas nós sabemos do nosso potencial e vamos mostrar isso para o Brasil inteiro”, conta.

Evento será realizado em São José dos Campos, São Paulo (Foto: Thiago Moreira/Arquivo Pessoal)Evento será realizado em São José dos Campos,
São Paulo (Foto: Thiago Moreira/Arquivo Pessoal)

Fases do campeonato
No dia 30 de março, já em SP, a equipe terá o dia todo para montar o protótipo. O campeonato começa no dia 31 de março e encerra no dia 3 de abril. A competição é dividida em várias fases, segundo Moreira. “Na primeira fase os alunos defenderão o projeto do veículo como se fossem defender o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Vai ter uma banca julgadora que avaliará essa apresentação e o projeto em si”, explicou.

As outras fases da competição são as provas dinâmicas: parte estática (prova de segurança); avaliação dinâmica de segurança e conforto do operador (prova de conforto); demonstração da capacidade de frenagem (prova de freios); verificação do motor; avaliação da suspensão e tração e sistemas; aceleração de velocidade na terra e no asfalto; prova de manobrabilidade; e o enduro de resistência que durará 3h.

Os três primeiros colocados, além de receberem troféus e outros prêmios, disputarão o mundial de veículos off-road que será realizado na Califórnia (EUA)

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2016/03/carro-feito-por-estudantes-com-fibras-da-amazonia-ira-competir-em-sp.html