Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 21:44
09/03/2016 - G1 Santarém-Pa - Positiva
22 de Junho de 2020 às 16:38
'Trote ecológico' planta mudas de árvores no Parque de Santarém
Nesta primeira etapa, 346 árvores foram plantadas no pomar.
Intenção é recuperar áreas que foram atingidas por incêndio.
Karla Lima Do
Órgãos e pessoas da comunidade participaram do plantio (Foto: Daniele Gambôa/TV Tapajós)
Com a finalidade de recuperar as áreas que foram afetadas por um incêndio em dezembro de 2015, foi realizado na manhã desta quarta-feira (9), o “trote ecológico” no Parque Municipal de Santarém, oeste do Pará. Esta primeira ação possibilitou a plantação de 346 mudas de árvores frutíferas. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar- SEMAP, por meio da Divisão de Parques e Praças.
Até o dia 21, a meta é plantar mais de 1 mil mudas
(Foto: Daniele Gambôa/TV Tapajós)
O plantio das mudas ocorreu no pomar, espaço inaugurado nesta quarta, que fica próximo a um trecho da pista de corrida e caminhada. De acordo com a administradora do parque, Glenny Sousa, árvores frutíferas como acerola, limão, manga, goiaba e graviola foram plantadas. “Não tínhamos pomar. Como ganhamos muitas mudas frutíferas, dedicamos essa área para este fim. É uma área que foi queimada”.
Acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), pessoas da comunidade e órgãos como o Ideflor e a Emater participaram da atividade. Antes do plantio, todos prestigiaram uma palestra que mostrou as áreas afetadas pelo fogo, destacou a importância da preservação do espaço e como fazer o plantio correto das espécies.
Nos próximos dias devem ser plantados ipês rosas e amarelos no entorno da pista. A intenção é fazer o plantio de mais de 1 mil mudas até o encerramento da programação, marcado para o dia 21 de março, Dia Mundial das Florestas.
346 mudas frutíferas foram plantadas nesta primeira etapa (Foto: Daniele Gambôa/TV Tapajós)
Incêndio
Um incêndio atingiu uma área de vegetação do Parque da Cidade no dia 15 de dezembro de 2015. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo iniciou em uma área próxima ao muro onde fica a vila da Aeronáutica e seguiu em direção ao espaço Pérola do Tapajós até a área onde estava situado o viveiro de plantas. Segundo a administração do Parque da Cidade, dos 22 hectares do parque, cerca de 30% da vegetação foram consumidas pelo fogo. O local é utilizado para práticas esportivas. (Veja galeria de imagens do incêndio).
O Parque recebeu a doação de 850 mudas para garantir o reflorestamento das áreas queimadas. Segundo a administração, as doações ainda podem ser feitas.
Incêndio atingiu área em dezembro de 2015. (Foto: Reprodução/TV Tapajós)