Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 21:57

15/11/2016 - G1 Santarém-Pa - Negativa

22 de Junho de 2020 às 17:24

Estudantes indígenas ocupam unidade Rondon da Ufopa em protesto

Alunos são contrários a PEC, reforma do ensino médio e descaso da reitoria.
Segundo a organização, pelo menos 65 estudantes estão na ocupação.

Do G1 Santarém

Segundo a organização, pelo menos 65 estudantes estão na ocupação (Foto: Jean Miranda)Segundo a organização, pelo menos 65 estudantes estão na ocupação (Foto: Jean Miranda)

Um grupo de estudantes indígenas decidiu ocupar na tarde desta terça-feira (15) o campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em Santarém, oeste do estado. Segundo a organização, pelo menos 65 estudantes, entre calouros e veteranos, estão concentrados na sede da instituição e prometem ficar por tempo indeterminado.

Ocupação ocorreu na tarde desta terça-feira (Foto: Jean Miranda)Ocupação ocorreu na tarde desta terça-feira
(Foto: Jean Miranda)

Os manifestantes são contrários a PEC dos gastos, reformas no ensino médio e o descaso na universidade por parte da reitoria, segundo informou a estudante Malena Farias, que integra a equipe de assessoria de imprensa. Ela contou que a ocupação é pacífica, sendo que os rumos serão decididos em assembleias ainda sem data ou horário para ocorrer.

A ocupação do campus Rondon foi decidida em assembleia realizada ainda pela manhã e teve a participação de representantes da classe estudantil e de estudantes indígenas, que cobram pagamento de bolsas e auxílio estudantil. Conforme Malena, a ocupação faz parte do movimento que começou na unidade Amazônia, no dia 3 de novembro.

Sede da Ufopa. campus Rondon em Santarém, oeste do Pará (Foto: Jean Miranda)Sede da Ufopa, campus Rondon em Santarém, oeste do Pará (Foto: Jean Miranda)

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2016/11/estudantes-indigenas-ocupam-unidade-rondon-da-ufopa-em-protesto.html