Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 21:57

Hospital de Santarém transforma lixo em adubo e reduz gasto com alimentos

17 /10/2016- Jornal A Crítica - Ufopa sendo citada

22 de Junho de 2020 às 17:20

Um projeto de sustentabilidade idealizado por um hospital público no interior do Pará tem mudado a maneira da destinação do lixo orgânico gerado pela unidade. Em vez de continuar mandando quatro toneladas mensais desse tipo de resíduo para o aterro sanitário municipal, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), localizado em Santarém, Oeste do Pará, transforma o material em adubo e cultiva horta na própria área externa da instituição. Com isso, a unidade contribui com o meio ambiente, reduz gastos com a compra de alimentos e proporciona uma alimentação mais saudável para usuários, acompanhantes e colaboradores.

O projeto “Compostagem e Horta Orgânica” foi lançado em outubro de 2015. A compostagem é a primeira etapa do projeto e envolve um processo biológico que permite transformar matéria orgânica em um composto rico em substâncias e nutrientes para o uso em jardins e hortas. Os resíduos que antes eram desperdiçados passaram a ser aproveitados em benefício da comunidade do hospital. O projeto conta com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PA), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

 

Link: https://www.acritica.com/channels/governo/news/hospital-de-santarem-transforma-lixo-em-adubo-e-reduz-gasto-com-alimentos