Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 21:31

21/08/2017 - G1 Santarém-Pa - Positiva

22 de Junho de 2020 às 13:23

Ufopa abre 26 vagas para professores permanentes no oeste do Pará

Edital 46-2017 é para professores de carreira do Magistério Superior. Provas serão realizadas no período de 2 a 7 de outubro

Campus Tapajós da Ufopa — Foto: Sílvia Vieira/G1 Santarém

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) divulgou nesta segunda-feira (21), o edital 46/2017 informando a abertura de inscrições do concurso público que irá preencher 26 vagas em cargos de professor da carreira do magistério superior, nas classes assistente e auxiliar. As lotações serão para os municípios Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Santarém.

A partir da determinação do Governo Federal, em agosto de 2016, de que as instituições públicas de ensino superior deveriam lançar até o fim daquele mês todos os editais previstos para preenchimento de vagas, a Ufopa lançou dois editais, o de número 22/2016 e 27/2016, para suprir a demanda do quadro docente da instituição, tanto na sede quanto nos campi. Os editais foram concluídos, mas houve vagas que ficaram ociosas, e não foram preenchidas.

A reitora da Ufopa, professora e doutora Raimunda Monteiro, explica que esse novo edital é completo dos dois de 2016. Ele visa preencher essas vagas que não foram preenchidas anteriormente, tanto para cursos na sede, em Santarém, quanto para os novos cursos que estão sendo abertos nos municípios da região. “Dessa forma, asseguramos melhor assistência aos cursos que já funcionam em Santarém, e também garantimos o início da expansão da Ufopa para os municípios da região do oeste paraense onde temos campus”, enfatiza.

As funções do novo edital exigem graduação na área de atuação, além de titulação em nível de mestre, em alguns casos. Os salários variam entre R$ 4.010,08 a R$ 7.085,43, dependendo da titulação do candidato empossado.

As inscrições estão abertas até às 23h59m do dia 4 de setembro, por meio do endereço eletrônico oficial da Universidade. O valor da taxa de inscrição para a classe de Assistente será de R$ 100,00 e de R$ 80,00 para a classe Auxiliar.

O certame compreenderá de prova escrita, com leitura coletiva, de caráter eliminatório e classificatório, além de prova didática, de caráter eliminatório e classificatório, prova de defesa do Memorial de Trajetória Acadêmica, de caráter classificatório e julgamento de títulos.

As provas serão realizadas no período de 2 a 7 de outubro de 2017, conforme cronograma de realização dos concursos, que será disponibilizado no endereço eletrônico.

As vagas abertas serão para áreas de Educação Especial, Ciências Exatas e da Terra/Química/ Físico-Química, Literaturas Estrangeiras Modernas, Economia/ Métodos Quantitativos em Economia, Engenharia Civil/Construção Civil, Ciências Exatas e da Terra, Saúde Coletiva/ Educação em Saúde, Educação/Política Educacional, Fundamentos da Educação, Administração, Contabilidade e Finanças Públicas, Física Geral, entre outras áreas.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data da publicação de sua homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Ufopa.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/ufopa-abre-26-vagas-para-professores-permanentes-no-oeste-do-para.ghtml