Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 21:26

13/02/2017 - G1 Santarém - Positiva

22 de Junho de 2020 às 12:59

Ufopa abre mais de 1 mil vagas nos processos seletivos 2017; confira

Editais são do Processo Seletivo Regular, Especial Indígena e Quilombola.
Inscrições gratuitas podem ser feitas apenas pela internet; confira os editais.

Do G1 Santarém

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) divulgou nesta segunda-feira (13) em Santarém, oeste do estado, os editais 2017 do Processo Seletivo Regular (PSR), Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) e do Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ). A universidade oferta ao todo 1.126 vagas nos cursos de graduação da instituição, sendo 1.018 para o PSR, 54 para o PSEI e 54 para o PSEQ.

As inscrições são gratuitas e também começaram nesta segunda-feira, somente pela internet, conforme o edital. Para o Regular, as inscrições vão até as 23h59 do dia 10 de março. Para o Indígena e Quilombola, o prazo de inscrições encerra as 23h59m do dia 1º de março. No ato da inscrição, o candidato deve preencher o formulário eletrônico disponível no site e indicar suas opções de curso.

Processo Seletivo Regular
No Regular, são 1.018 vagas conforme edital. Desse total, 30 são para ingresso de Pessoas com Deficiência (PcD), 509 para o sistema de ingresso por meio de cotas sociais e 479 vagas de ampla concorrência. No ato da inscrição, o candidato poderá optar por dois cursos. O preenchimento das vagas será processado com base no critério classificatório, por curso de opção. A primeira chamada será no dia 17 de março.

Esse ano, a Ufopa utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 ou 2016, considerando o exame de maior nota (redação + áreas temáticas), inclusive para o ingresso pelo sistema de cotas sociais e para as vagas destinadas à Pessoa com Deficiência (PcD). O PSR consistirá nas seguintes fases: inscrição no site; seleção dos candidatos; convocação, habilitação e matrícula.

A homologação das inscrições será realizada após a confirmação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), de que o candidato realizou o Enem 2015 ou 2016. Estará automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que, alternativamente, tenha obtido pontuação inferior a 450 na Redação; e pontuação média das quatro áreas temáticas inferior a 400.

Para fazer a inscrição no Processo Seletivo Regular, clique aqui.

Processo Seletivo Especial Indígena
No Indígena são 54 vagas, conforme edital. É destinado à seleção de candidatos indígenas da região do oeste. Ao se inscrever, o candidato pode indicar até três opções de cursos. A seleção será em duas etapas, sendo uma prova de redação em língua portuguesa e entrevista, ambas de caráter classificatório e eliminatório. A prova de redação será dia 19 de março, em JacareacangaOriximiná e Santarém.

Para fazer a inscrição no Processo Seletivo Especial Indígena, clique aqui.

Processo Seletivo Especial Quilombola
No Quilombola, são 54 vagas, conforme edital. A seleção será por meio em uma prova de leitura e interpretação textual, que será dia 19 de março, nas cidades de Santarém, Óbidos e Oriximiná. Na inscrição, os candidatos devem assinalar o item de declaração de autorreconhecimento e anexar a declaração de pertencimento. O candidato deve selecionar a primeira opção de curso e, se desejar, mais outras três opções.

Para fazer a inscrição no Processo Seletivo Especial Quilombola, clique aqui.

Link: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2017/02/ufopa-abre-mais-de-1-mil-vagas-nos-processos-seletivos-2017-confira.html