Ultima atualização em 22 de Julho de 2020 às 21:32

25/10/2017 - G1 Santarém-Pa - Positiva

22 de Junho de 2020 às 13:32

Em Santarém, Ufopa realiza evento em comemoração ao Dia C da Ciência

O objetivo do evento é mostrar a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano de todo cidadão.

Em alusão ao Dia C da Ciência, comemorado em todo o Brasil, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizou um evento nesta quarta-feira (25) em Santarém, oeste do Pará. A programação iniciou pela manhã na unidade Tapajós e termina na orla da cidade com a exposição de vídeos feitos pelos discentes da universidade.

O professor do curso de zootecnia, Humberto Minervno, que está na coordenação do evento, um dos objetivos é chamar atenção da sociedade e mostrar as pesquisas realizadas dentro da instituição. “Atualmente temos mais de 300 bolsas de iniciação científica, então são 300 trabalhos de alunos de graduação que são desenvolvidos nas mais variadas áreas possíveis”, contou.

Professor Humberto Minervino, do curso de Zootecnia da Ufopa — Foto: Dominique Cavaleiro/G1

Durante a programação, houve apresentação dos melhores trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), apresentações de pesquisas realizadas na instituição e de trabalhos de iniciação científica dos alunos que não puderam estar presentes no seminário PIBIC 2017.

O estudante do curso de História, Adriano Fernandes tem 22 anos e é o autor do segundo melhor trabalho das áreas de ciências humanas. O jovem abordou o tráfico de escravos, com documentações de Portugal. “Foi um trabalho complicado, venho desenvolvendo há mais de 1 ano e meio. Trabalhei com uma documentação da área jurídica, principalmente a Lei Britânica, foi dificultoso, é uma leitura de um período diferente, escrito de uma forma diferente, mas felizmente consegui desenvolver este projeto”, disse.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/em-santarem-ufopa-realiza-evento-em-comemoracao-ao-dia-c-da-ciencia.ghtml