Criado em 27 de Janeiro de 2020 às 17:00

Decreto do MEC é publicado e nomeia Hugo Diniz a novo reitor da Ufopa.

20/4/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

27 de Janeiro de 2020 às 17:00

Decreto do MEC é publicado e nomeia Hugo Diniz a novo reitor da Ufopa

Publicação foi feita no Diário da União nesta sexta-feira (20) após primeira lista tríplice não ser aceita pelo MEC. Desde 9 de abril a Ufopa era gerida por um reitor pro tempore.

Hugo Diniz, eleito para a reitoria da Ufopa, durante coletiva a imprensa — Foto: Adonias Silva/G1

O professor doutor Hugo Diniz foi nomeado pelo Ministério da Educação (MEC) ao cargo de novo reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) pelos próximos quatro anos. O decreto presidencial foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (20).

No dia 9 de abril, com o fim do mandato dos professores doutores Raimunda Monteiro e Anselmo Colares, então reitora e vice-reitor, foi anunciada que a administração da Ufopa seria feita pelo professor doutor Domingos Diniz, na condição de reitor pro tempore. A mudança atendeu ao previsto no artigo 33, parágrafo 2º do Estatuto da universidade. A nomeação de Hugo Diniz encerra a permanência do reitor pro tempore na Ufopa.

A consulta acadêmica para escolha dos novos gestores da Ufopa ocorreu em dezembro de 2017 e elegeu a chapa "Novos Rumos"a reitoria. Hugo venceu em duas das três categorias que participaram da consulta acadêmica – professores e estudantes. E na categoria dos servidores ficou quase empatado com o segundo colocado, Jarsen Guimarães, da chapa "Ufopa em Ação".

Entretanto, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC notificou a Ufopa para reelaborar a lista tríplice indicando os nomes dos candidatos ao cargo de reitor, atendendo às regras estabelecidas no Decreto 1.916, de 23 de março de 1996.

No ofício nº 42/2018, a Sesu apontou que a escolha dos nomes encaminhados pelo Conselho Universitário (Consun), dia 29 de janeiro de 2018, não atendia aos regulamentos vigentes.

A nova lista tríplice foi votada e aprovada pelo Consun no dia 21 de março. O documento aprovado tinha os nomes de Hugo Diniz, Jarsen Guimarães e Raimunda Costa.

O professor Hugo Diniz venceu a votação do conselho com 22 votos. O professor Jarsen Guimarães ficou em segundo lugar com 09 votos. E a decana do conselho, professora Raimunda da Costa ficou em terceiro lugar com 02 votos. Ela é diretora do Campus de Óbidos da Ufopa. Houve uma abstenção apenas.

REITORIA DA UFOPA 2018-2022