Criado em 27 de Janeiro de 2020 às 16:39

Hugo Diniz é empossado reitor da Ufopa durante cerimônia em Brasília.

G1 Santarém e Região-Positiva

27 de Janeiro de 2020 às 16:39

Hugo Diniz é empossado reitor da Ufopa durante cerimônia em Brasília

O reitor eleito da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), professor doutor Hugo Alex Diniz, foi empossado pelo ministro da Educação, Rossieli Soares em cerimônia em Brasília (DF) nesta quarta-feira (25), informou a instituição de ensino.

A solenidade, no auditório da Secretaria de Educação Superior (SESu), durou pouco tempo. Hugo Diniz assinou o termo de posse para exercer o cargo de reitor da Ufopa, com mandato de quatro anos. A transmissão de cargo está prevista para o dia 25 de maio.

Reitor eleito, Hugo Diniz e a vice-reitora eleita, Aldenize Xavier, em coletiva a imprensa em Santarém — Foto: Adonias Silva/G1

Emocionado, Diniz resumiu o momento: "Este é ponto alto de uma luta que não foi individual. Estou muito honrado em poder representar toda a comunidade acadêmica da Ufopa. Eu estou pronto para trabalhar", destacou.

Depois da cerimônia, o reitor empossado, Hugo Diniz e a vice-reitora, já nomeada, professora doutora Aldenize Ruela Xavier, foram convidados pelo secretário de Educação Superior, Paulo Barone, para uma audiência em seu gabinete.

Reitor e vice recebidos no gabinete pelo secretário de Educação Superior, SESu, Paulo Barone. — Foto: Lenne Santos

Barone deu as boas-vindas ao novo reitor e apresentou toda a estrutura e o funcionamento da SESu. Barone também demostrou o seu apreço pela Ufopa e colocou toda a sua equipe à disposição para ajudar na continuidade da construção da universidade.

O primeiro ato do reitor empossado Hugo Diniz foi a assinatura da portaria de nomeação da vice-reitora Aldenize Xavier. Ela falou sobre a honra de estar sendo nomeada e reafirmou seu compromisso.

"Estarei bastante atuante, participando com os alunos, com os docentes, com os técnicos. Estarei também sempre aberta ao diálogo, à disposição da comunidade acadêmica, trabalhando para melhorar as nossas condições de trabalho", disse.

Estiveram na solenidade de posse, além do ministro da educação, Rossieli Soares e do secretário de Educação Superior, Paulo Barone, a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Nascimento, a pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufopa, professora Solange Ximenes, a professora Kariane Nunes (Isco), o professor João Feitosa (Iced) e o decano do Conselho Superior da Ufopa (Consun), professor Domingos Diniz.

Lideranças indígenas de comunidades da região de Santarém: Eliseu Wai Wai (cacique da aldeia Mapuera), Lerício Kauania Wai Wai (aldeia Tamiuru), Raimundo Hihtori Wai Wai (aldeia Bateria) e autoridades parlamentares também prestigiaram a cerimônia.

Lideranças indigenas de Santarém presentes na solenidade de posse em Brasília — Foto: Lenne Santos

Hugo Diniz é doutor em Matemática pela Unicamp e professor associado da Ufopa com atuação na graduação e na pós-graduação. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática na UFPA campus Santarém, o curso de Licenciatura em Matemática e Física na Ufopa e o mestrado profissional em Matemática e Rede Nacional da Ufopa.

Coordenou o Programa Institucional de Iniciação à Docência e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pública (OBMEP) no oeste do Pará. Como representante da categoria docente no Conselho Universitário da Ufopa, atuou ativamente na comissão especial de elaboração do regimento geral da universidade e na defesa da garantia do direito às progressões funcionais.

Aldenize Xavier é doutora em Geofísica pela Ufpa e professora da Ufopa, com atuação na graduação e na pós graduação. Representante docente no Conselho Universitário da Ufopa atuou ativamente na defesa da consolidação de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, alinhada aos princípios éticos e de responsabilidade social.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/hugo-diniz-e-empossado-reitor-da-ufopa-durante-cerimonia-em-brasilia.ghtml