Criado em 27 de Janeiro de 2020 às 15:18

Inicia primeiro curso de especialização em saúde voltada para o público da reforma agrária

G1 Santarém e Região-Positiva

27 de Janeiro de 2020 às 15:18

A turma é composta por 40 alunos. Famílias assentadas tiveram prioridade nas vagas.

A aula inaugural do curso de especialização em saúde ocorreu na segunda (9), no auditório Maestro Wilson Fonseca, na unidade Rondon da Ufopa — Foto: Ascom Incra/Divulgação

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) iniciou na segunda-feira (9) o calendário de atividades do curso de especialização em saúde da família e comunidade, aula inaugural ocorreu no auditório Maestro Wilson Fonseca, na unidade Rondon da Ufopa em Santarém, oeste do Pará.

A turma é composta por 40 alunos, sendo que 70% das vagas foram preenchidas pelo público da reforma agrária, como assentados e quilombolas, não apenas de Santarém, mas também de outros municípios do Oeste do Pará.

As demais vagas, foram ofertadas para pessoas com cursos superiores de saúde que tenham desenvolvido estágio, pesquisa ou extensão nas áreas de reforma agrária e trabalhadores em Unidades Básicas de Saúde (UBS), vinculados à Estratégia Saúde da Família, em atendimento às populações do campo, da floresta e das águas.

Para todos os candidatos, havia a exigência de diploma de nível superior em qualquer área reconhecido pelo Ministério da Educação.

A especialização em saúde da família e comunidade terá carga horária de 570 horas e duração de 18 meses. A dinâmica a ser adotada é com base na pedagogia da alternância, o que inclui atividades em sala de aula e em comunidades rurais. Os alunos receberão auxílio mensal de R$ 250.

O curso é resultado de parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/inicia-primeiro-curso-de-especializacao-em-saude-voltada-para-o-publico-da-reforma-agraria.ghtml