Ultima atualização em 27 de Janeiro de 2020 às 16:51

Ufopa passa por auditoria da Controladoria Geral da União.

26/4/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

27 de Janeiro de 2020 às 16:51

Ufopa passa por auditoria da Controladoria Geral da União

Equipe da CGU está orientando o novo reitor e sua assessoria sobre as providências que deverão ser tomadas em breve.

Reitor da Ufopa, Hugo Diniz, em coletiva de imprensa em dezembro de 2017 — Foto: Adonias Silva/G1

Uma equipe da Controladoria Geral da União (CGU) está em Santarém, oeste do Pará, fazendo uma auditoria na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para verificar contas, licitações, pagamentos, contratos, e orientar o novo reitor e sua assessoria, acerca de providências que deverão ser tomadas. A informação foi confirmada ao G1 pelo novo reitor, Hugo Diniz.

“Estamos com uma segunda equipe da CGU fazendo uma auditoria na universidade, apontando diversas providências que teremos que tomar, inclusive de apuração de responsabilidades. Agora nesse primeiro momento, nós estamos trabalhando junto com a CGU para adequar os procedimentos da universidade, inclusive com relação a obras. Nós já estamos trabalhando de fato há algum tempo. Então, hoje nós já temos um bom panorama dos nossos desafios”, disse o reitor.

Segundo Hugo, a nova administração superior da Ufopa está sendo desafiada pelo MEC, a executar os seus recursos de investimentos. “Executar exatamente o que temos de recursos para investimentos é algo que não se conseguiu fazer nos últimos anos. Então, hoje nós temos R$ 13 milhões para investir na nossa infraestrutura e nós estamos comprometidos, e vamos entregar esses resultados para a comunidade”, assegurou.

O novo reitor informou que a Ufopa tem várias demandas hoje, no MEC, e apesar de um cenário econômico não tão favorável, há várias sinalizações positivas, no sentido de que o ministério entende a situação que a universidade hoje se encontra. “Esse entendimento por parte do MEC das nossas necessidades vai nos auxiliar na construção do nosso espaço físico. Foi a coisa principal daquilo que eu ouvi no MEC”, revelou.

Hugo Diniz disse que nesses primeiros dias, ele e sua equipe estão envolvidos na recepção dos alunos. “Há uma série de pequenas providências a serem tomadas e ao mesmo tempo, estamos cuidando da preparação de um plano de infraestrutura para ser apresentado e discutido com a comunidade tanto interna quanto externa”, finalizou.

Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em Santarém — Foto: Adonias Silva/G1