Criado em 22 de Janeiro de 2020 às 14:50

Consun fará reunião extraordinária para decidir sobre reelaboração de lista tríplice para o cargo de reitor

26/2/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

22 de Janeiro de 2020 às 14:50

Reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro — Foto: Fábio Cadete/G1

Uma reunião extraordinária do Conselho Superior da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) será realizada na quinta-feira (1), para deliberar sobre a notificação do Ministério da Educação acerca da reelaboração da lista tríplice para o cargo de reitor. O anunciou foi feita na tarde desta segunda-feira (26), durante entrevista coletiva na Ufopa.

Segundo a reitora Raimunda Monteiro, embora o MEC não tenha estipulado prazo, ela vai trabalhar para resolver essa questão até o fim de seu mandato, que encerra em 9 de abril. A reitora não descarta a realização de uma nova consulta à comunidade acadêmica. Mas essa decisão caberá ao Consun. “Não é descartada a hipótese de se fazer uma nova consulta acadêmica. Tudo será feito dentro do que a legislação defende, para que o problema seja resolvido da forma mais rápida possível. Caso não seja até o fim de meu mandato, o MEC deve indicar um reitor ou reitora até que se tenha o novo”, explicou .

Raimunda Monteiro disse que uma lista formada por apenas uma chapa, é um caso raro de acontecer nas Universidades do Brasil, mas que aconteceu na Ufopa.

Em dezembro de 2017, a Ufopa realizou consulta acadêmica, em que cinco chapas concorreram e a encabeçada pelo professor Hugo Diniz, tendo como vice a professora Aldenize Xavier, foi a vencedora. Porém, ao elaborar a lista tríplice, o Consun não seguiu o que manda o Decreto 1.916, de 23 de março de 1996.

De acordo com o decreto, a lista deve ser composta com os três primeiros nomes mais votados. Mas da lista enviada pelo Consu constam os nomes de Hugo Diniz e de sua vice Aldenize Xavier, e o terceiro nome é do professor Domingos Diniz, que não foi candidato à consulta acadêmica.

Se seguisse o que manda o decreto, a lista enviada ao MEC deveria conter os nomes de Hugo Diniz, Jarsen Guimarães e Thiago Vieira, os três candidatos mais votados na consulta acadêmica.

link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/consun-fara-reuniao-extraordinaria-para-decidir-sobre-reelaboracao-de-lista-triplice-para-o-cargo-de-reitor.ghtml