Encontro entre cineastas, pesquisadores e público em geral será nesta quinta-feira (8) na unidade Rondon da Ufopa. Evento é gratuito.
Criado em 21 de Janeiro de 2020 às 17:30
8/2/2018-G1 Santarém e Região-Positiva
21 de Janeiro de 2020 às 17:30
Da realidade ao audiovisual: região do Tapajós em roda de conversa na Ufopa
Encontro entre cineastas, pesquisadores e público em geral será nesta quinta-feira (8) na unidade Rondon da Ufopa. Evento é gratuito.
Na ocasião, foi exibido pela primeira vez o longa-metragem “Olhar de Boto” — Foto: Fábio Cadete/G1
Registrar através das lentes as belezas e curiosidades da região do Tapajós leva à magníficas experiências. Para compartilhar essas informações, cineastas e pesquisadores do audiovisual tapajônico participarão de uma roda de conversa promovida pelo Projeto Luzes do Tapajós.
O encontro será às 16h desta quinta-feira (8) no auditório da unidade Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém. A programação é aberta ao público e terá como participantes o cineasta Locca Faria, o artista Roberto Aguilar e a designer Fernanda Sarmento.
Durante o evento será exibido pela primeira vez no município o longa-metragem “Olhar de Boto”, produzido por Roberto Aguilar e Gregorio Gananian. A obra teve como cenário Alter do Chão e tem como narrativa poética personagens e locais da cultura local, como curandeiras, caciques, populações ribeirinhas, festival do Sairé, através do olhar do boto.
Seguindo a programação, será apresentado o projeto “Reencontro das Águas”, que contará a vida de Sebastião Tapajós e será filmado em Santarém. As atividades da roda de conversa marcam a segunda fase do Projeto Luzes do Tapajós, tendo como objetivo abordar temas como arte contemporânea e atividades relacionadas ao saber local e processos da “etnobiodiversidade” e que levem à sustentabilidade e autonomia.
Locca Faria é diretor de fotografia, fotógrafo e diretor, tendo realizado trabalhos antológicos para a música brasileira. Produziu capas de LPs que ficaram na história da indústria fonográfica, como a do Clube da Esquina II, de Milton Nascimento; de Nana Caymmi; de Egberto Gismonti, entre outras. Atualmente, está concluindo um longa-metragem sobre a obra de Dorival Caymmi, que conta com a participação de grandes artistas brasileiros.
Roberto Aguilar é pintor, videomaker, performer, escultor, escritor, músico e curador, considerado um dos maiores artistas plásticos da atualidade. É também um dos pioneiros da nova figuração e da videoarte do Brasil. Sua produção é voltada à vida urbana, à sexualidade e à pluralidade de códigos e signos, entre outros temas, utilizando uma abordagem vibrante e expressiva.
Fernanda Sarmento é designer e pesquisadora. Desenvolve trabalhos na área do design sustentável como ferramenta de emancipação produtiva, ambiental e sociocultural. É colaboradora do Luzes do Tapajós e atualmente atua nas comunidades da Flona do Tapajós e da Resex Tapajós-Arapiuns, buscando inspiração na natureza e nos fazeres cotidianos de comunidades amazônicas.