Criado em 22 de Janeiro de 2020 às 14:30

22/2/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

22 de Janeiro de 2020 às 14:30

Projeto ‘Iurupari’ da Ufopa abre 60 vagas para curso de teatro em Santarém

Serão desenvolvidos dois núcleos cênicos para interessados a partir dos 10 anos de idade; Veja como participar.

Interessados em participar do projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, no oeste do Pará, podem se inscrever para os dois núcleos cênicos de 20 de fevereiro até 30 de março. Os candidatos devem ter idade acima de 10 anos. Serão desenvolvidos dois núcleos para diferentes turmas, conforme a idade e o interesse, sendo: Núcleo de Crianças e Adolescentes (entre 10 a 15 anos) e de Jovens e Adultos (acima dos 15 anos).

As atividades de formação e inserção ao teatro serão desenvolvidas no auditório Wilson Fonseca (Unidade Rondon) e terão início no dia 7 de abril, com horários diferenciados: aos sábados, das 8h às 12h – Núcleo de Crianças e Adolescentes; aos sábados, das 14h às 19h – Núcleo de Jovens e Adultos.

Os encontros iniciais serão para desenvolver as habilidades do teatro entre os participantes, para que cada um explore sua potencialidade e depois coloque em prática com o grupo, identificando a capacidade corporal, vocal e interpretativa.

Para o núcleo de Crianças e Adolescentes, os que efetuarem a inscrição passarão por entrevista, nas primeiras semanas de encontros, para confirmar o interesse nas atividades teatrais, e a partir de análise da equipe, os integrantes serão incluídos nas atividades.

As inscrições iniciaram dia 20 de fevereiro e seguem até 30 de março: pela internet, com o preenchimento de formulário digital, disponível no blog; pessoalmente, na unidade Rondon da Ufopa, Espaço Iurupari (conjunto de salas Bloco 4, antiga Coordenação do Parfor, atrás do Bloco H/Patifão), Av. Marechal Rondon, s/n, Caranazal, Santarém/PA, de segunda à sexta-feira, das 15h às 18h; e ainda nos encontros semanais (se houver vagas).

As inscrições de menores de 18 anos devem ser autorizadas pelos pais ou responsáveis. Serão ofertadas 30 vagas para cada núcleo e não há pagamento de taxa.

O grupo de teatro busca formar um grupo de pessoas dispostas ao fazer cênico, para que possam exercer a atividade teatral entre si e posteriormente se empenharem para apresentações variadas, a fim de tornar efetivo um projeto de cultura e extensão com atividades artísticas no âmbito acadêmico, mas que também se concretiza com resultados direcionados para a comunidade em geral.

Apresentação do espetáculo do grupo teatral 'Isto É Um Homem' — Foto: Projeto Iurupari/Divulgação

A coordenação geral da proposta é dos professores Leandro Cazula, Salomé Fredrich e Isabel Creão, e dos estudantes, bolsistas da universidade, Amaury Gonçalves e Jéssica Miranda. O projeto tem o apoio de professores e acadêmicos da Ufopa e o incentivo e auxílio de fazedores teatrais da comunidade santarena.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/projeto-iurupari-da-ufopa-abre-60-vagas-para-curso-de-teatro-em-santarem.ghtml