Criado em 22 de Janeiro de 2020 às 13:57

26/2/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

22 de Janeiro de 2020 às 13:57

Quilombolas de Oriximiná participam de curso preparatório para o vestibular

Preparação é para as 61 vagas ofertadas no Processo Seletivo Especial Quilombola que a Ufopa oferece.

Conquistar uma das 61 vagas ofertadas no Processo Seletivo Especial Quilombola da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, é o objetivo de aproximadamente 150 jovens quilombolas do município de Oriximiná que encararam o desafio de sair das suas comunidades para participarem de dois módulos de curso preparatório solidário.

A iniciativa é realizada a partir da parceria entre a Associação dos Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (Arqmo), Secretaria Municipal de Educação de Oriximiná (Semed) e o professor Luiz Fernando França (Ufopa).

O curso preparatório do processo seletivo surgiu a partir da necessidade de os quilombolas terem uma porta de acesso ao ensino superior. “A iniciativa surgiu em 2016. Na época uma média de 70 jovens participaram do processo seletivo, e como antes eram poucas vagas e eles não tinham uma preparação para concorrer de igual com outros quilombolas, nós buscamos parcerias para realizar o curso”, enfatizou a coordenadora da Arqmo, Claudinete Colé.

Atualmente, 23 jovens já ingressaram na Universidade, motivo de orgulho para as comunidades, que buscam junto ao Incra e ao Governo do estado o reconhecimento da sua identidade por meio da titulação de suas terras.

Neste ano estão inscritos para participar do processo seletivo especial quilombola uma média 150 jovens. A segunda etapa do curso preparatório para o vestibular especial quilombola será realizado no dia 7 de março em tempo integral na Ufopa, em Oriximiná.

*Colaborou a jornalista Martha Costa

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/quilombolas-de-oriximina-participam-de-curso-preparatorio-para-o-vestibular.ghtml