Ultima atualização em 22 de Janeiro de 2020 às 14:16

26/2/2018-Super Vestibular-Positiva

22 de Janeiro de 2020 às 14:16

UFOPA divulga aprovados no seu Vestibular Regular Unificado

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) disponibilizou na sexta-feira, 23 de fevereiro, o resultado do seu Processo Seletivo Regular Unificado (PSR) 2018. Confira:

Resultado PSR 2018

Ao todo, 12.851 candidatos se inscreveram, superando a meta de 2017, que obteve 11.292 inscritos. O vestibular utilizou como critério as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2016 ou 2017, considerando o Enem de maior nota, inclusive para o ingresso pelo sistema de cotas sociais.

Foram automaticamente eliminados do processo seletivo os candidatos com pontuação inferior a 450 pontos na redação da prova do Enem utilizada ou ainda pontuação média das quatro áreas temáticas inferior a 400.

Matrículas

Os candidatos convocados nesta primeira chamada deverão fazer a habilitação, momento em que apresentam os documentos exigidos pelo edital, a fim de vincular-se formalmente à instituição por meio da matrícula.

As matrículas estão previstas de serem iniciadas a partir do dia 05 de março. Na ocasião, os selecionados deverão entregar uma foto 3x4 recente e de ferente, além dos originais mais cópias dos seguintes documentos listados abaixo:

a) Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
b) Cédula de Identidade (RG);
c) Título de eleitor e comprovação de que está em dia com as obrigações eleitorais (para maiores de 18 anos);
d) Quitação com o serviço militar, no caso de candidato do sexo masculino maior de 18 anos;
e) Histórico Escolar do Ensino Médio;
f) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio.
g) Comprovante de residência;
h) Declaração de que não possui vínculo com outra Instituição Pública de Ensino Superior, disponível na página: http://www.ufopa.edu.br;
i) Cadastro Acadêmico, devidamente preenchido, disponível na página:  http://www.ufopa.edu.br.

Os candidatos não selecionados em primeira chamada, e que desejem continuar concorrendo às vagas remanescentes para os cursos ofertados na sede, devem necessariamente manifestar interesse nas chamadas posteriores, quando houver, no site da UFOPA.

O PSR 2018 ofereceu 1.325 vagas, sendo 1.069 vagas para os cursos do Campus de Santarém, 32 vagas para o curso do Campus de Alenquer, 32 vagas para o curso do Campus de Monte Alegre, 64 vagas para os cursos do Campus de Oriximiná, 32 vagas para o curso do Campus de Itaituba, 64 vagas para os cursos do Campus de Juruti e 32 vagas para o curso do Campus de Óbidos, conforme detalhamento no Anexo II do Edital.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outros detalhes podem ser visualizados no Edital do PSR.

PSEI

O Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) está ofertando 93 vagas para os cursos de graduação, sendo 61 vagas para Santarém e 32 vagas nos campi fora da sede.

Os candidatos poderão realizar a prova do PSE Indígena em qualquer um desses municípios, devendo indicar no ato de inscrição o local de realização de prova.

O PSE Indígena será composto por duas etapas: prova de redação em Língua Portuguesa, a ser realizada no dia 11 de março, nos campi da UFOPA e em Jacareacanga. Já a entrevista está prevista de ocorrer no período de 02 a 10 de abril. Estará automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver nota inferior a seis na redação ou na entrevista.

O resultado final do PSEI 2018 deverá ser divulgado no dia 25 de abril e os aprovados deverão ficar atentos para o prazo de cadastro acadêmico, que será de 30 de abril a 02 de maio. Mais detalhes no Edital do PSEI.

PSEQ

Outro Vestibular da Universidade é o Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ). Estão sendo ofertadas para estes candidatos 93 vagas nos cursos de graduação, sendo 61 vagas para a sede e 32 vagas nos campi da instituição.

As provas do PSEQ serão realizadas no dia 11 de março, nos campi Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Os inscritos passarão por prova objetiva e discursiva. Estará automaticamente eliminado da seleção o candidato que obtiver nota inferior a seis pontos.

O resultado estará disponível em 04 de abril, com matrículas entre os dias 10 a 13 seguintes. Mais detalhes no Edital do PSEQ.

Link:https://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/noticias/ufopa-divulga-aprovados-no-seu-vestibular-regular-unificado/336230.html