Criado em 21 de Janeiro de 2020 às 15:44

Aberta as inscrições para especialização em saúde da Família e Comunidades nos campi da Ufopa

G1 Santarém e Região-Positiva

21 de Janeiro de 2020 às 15:44

Abertas as inscrições para especialização em Saúde da Família e Comunidade nos campi da Ufopa

Gratuitas, as inscrições serão realizadas até o dia 30 de janeiro nos campi da universidade em Santarém, Óbidos, Oriximiná, Itaituba, Monte Alegre e Juruti.

Estão disponíveis desde segunda (22) até o dia 30 de janeiro as inscrições no processo seletivo para o preenchimento de vagas de especialização em Saúde da Família e Comunidade referente ao período letivo de 2018-2019, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). As aulas terão início no mês de abril. Já as inscrições serão realizadas nos campi de Santarém (Unidade Amazônia), Óbidos, Oriximiná, Itaituba, Monte Alegre e Juruti, no oeste do Pará.

Gratuito, o curso tem o objetivo de capacitar profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam, principalmente, com populações do campo, da floresta e ribeirinhas.

De acordo com o edital de seleção, a instituição está ofertando 40 vagas para o público-alvo do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e para profissionais vinculados às secretarias municipais e estaduais de Saúde que exerçam atividades de assistência à saúde às famílias beneficiárias do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA), nas unidades básicas de saúde vinculadas à Estratégia Saúde da Família, localizadas em assentamentos e comunidades ribeirinhas e de várzea.

Curso de pós-graduação lato sensu, com 18 meses de duração e carga horária total de 570 horas, a especialização utiliza como metodologia a pedagogia da alternância, com atividades teóricas e práticas de ensino-aprendizagem que serão desenvolvidas nos centros de formação (70% da carga horária) e nas comunidades (30% da carga horária). Os alunos, exceto os profissionais efetivos vinculados ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), receberão auxílio mensal de R$ 250 para ajudar nos custos e manutenção das atividades.

O processo de seleção será composto por três etapas classificatórias e eliminatórias: Avaliação de Títulos e Carta de Intenção (1ª etapa); Prova Escrita, com quatro horas de duração (das 9h às 13h), a ser realizada no dia 19 de fevereiro, na sede do Programa (2ª etapa); e Entrevista, no dia 23 de fevereiro (3ª etapa).

Mais informações sobre a seleção na secretaria do programa, no Instituto de Saúde Coletiva (Isco), Unidade Amazônia, em Santarém, na avenida Mendonça Furtado, nº 2946, sala 204, 2º andar, no bairro Fátima; pelo e-mail adm.isco@ufopa.edu.br; ou pelo telefone (93) 2101-6766.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/abertas-as-inscricoes-para-especializacao-em-saude-da-familia-e-comunidade-nos-campi-da-ufopa.ghtml