Ultima atualização em 21 de Janeiro de 2020 às 14:42

20/1/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

21 de Janeiro de 2020 às 14:42

Exposição destacará saberes e fazeres de balateiros em Monte Alegre, PA

Programação ocorrerá de 23 a 25 de janeiro na unidade da Ufopa em Monte Alegre. Além de artesanato feito com o látex natural (Balata), haverá exposição de fotos, textos e filme.

Da extração na floresta até a confecção artesanal de objetos, o látex natural conhecido como “balata” tem muita história entre os paraenses do Baixo Amazonas. Para ajudar a contar estas histórias, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promoverá de 23 a 25 de janeiro na unidade em Monte Alegre, no oeste do estado, a exposição aberta ao público “Balata: natureza e cultura de Monte Alegre”.

O objetivo é dar visibilidade aos saberes e fazeres que envolvem o látex da Balateira (Manilkara bidentata), desde o extrativismo até a confecção de miniaturas de um artesanato que foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Estado do Pará pela Lei n° 8.073/2014. Ação tem apoio da Associação dos Balateiros da Calha Norte.

A exposição “Balata” reunirá peças de artesanato e objetos de trabalho de antigos balateiros, além de painéis de textos e fotografias sobre a atividade. O catálogo da mostra está disponível neste link.

Será exibido também o filme “Balatais de Saudade” durante toda a programação. Outra atividade prevista é a oficina de artesanato em balata, a ser realizada nos dias 24 e 25 de janeiro à tarde. As inscrições prévias serão realizadas na Secretaria Administrativa do Campus de Monte Alegre, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Todas as atividades são gratuitas.

A exposição surgiu após um trabalho feito entre pesquisadores do Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia (Pepca), da universidade, e dezenas de balateiros de Monte Alegre, Alenquer e Almeirim.

Nativa da Amazônia, a balateira é uma árvore de grande porte, cujo tronco de madeira avermelhada, forte e resistente, pode chegar a 40 metros de altura. O látex extraído do tronco é a matéria-prima para a confecção de tradicional artesanato com miniaturas representativas da fauna e dos tipos sociais da Amazônia.

• O quê? Exposição "Balata: natureza e cultura de Monte Alegre”

• Quando? 23 a 25 de janeiro de 2018

• Onde? Unidade da Ufopa em Monte Alegre (antiga escola Prof. Orlando Costa, situada à Av. Maj. Francisco Mariano, 284)

• Exposição gratuita