Criado em 21 de Janeiro de 2020 às 15:36

Ufopa abre inscrições para mais de 1.500 vagas em processos seletivos regular e especial

29/1/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

21 de Janeiro de 2020 às 15:36

Serão 1.511 vagas ofertadas, em um total 39 cursos distribuídos em Monte Alegre, Alenquer, Oriximiná, Óbidos, Juruti e Itaituba.

O processo seletivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), com inscrições abertas nesta segunda-feira (29), tem três novidades em 2018: serão 39 cursos - oito novos, com vagas em multicampi e o lançamento dos editais simultaneamente tanto para o processo seletivo regular, quanto para o especial, para candidatoos indígenas e quilombolas.

Com a expansão que a instituição atravessa serão 1.511 vagas ofertadas, para os cursos distribuídos em Monte Alegre, Alenquer, Oriximiná, Óbidos, Juruti, Itaituba e Santarém.

Raimunda Monteiro, reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) — Foto: Fábio Cadete/G1

Na plataforma virtual da instituição também está publicado o edital do processo seletivo especial. “A mudança é porque a universidade se organiza melhor para recepção dos alunos que irão ingressar em 2018. Essa é a tendência para os próximos anos,” revelou a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro.

O processo seletivo regular terá um total de 1.325 vagas, sendo 1.069 para cursos ofertados na sede, e 256 para os campi da universidade fora da sede. “As demais vagas são distribuídas para indígenas e quilombolas, sendo 93 para cada designação”, esclareceu o pró-reitor de ensino em exercício, Edson Almeida.

Para o processo seletivo especial o candidato não necessita ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas deve comprovar sua condição de pertencimento às comunidades indígenas ou quilombolas. “Essa comprovação se dá mediante as organizações devidamente credenciadas, como a Federação das Organizações Quilombolas de Santarém e associações ligadas à Fundação Nacional do Índio, a Funai”, completou pró-reitor em exercício.

A universidade ainda deve publicar nesta semana o edital para o processo seletivo em libras. As inscrições encerrarão no dia 19 de fevereiro.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/ufopa-abre-inscricoes-para-mais-de-1500-vagas-em-processos-seletivos-regular-e-especial.ghtml