Ultima atualização em 4 de Fevereiro de 2020 às 16:10

Ação leva cuidados médicos a comunidades ribeirinhas do Pará

19/7/2018-Observatório do Terceiro Setor- Positiva

4 de Fevereiro de 2020 às 16:10

g1.globo.com

Acadêmicos da Ufopa desenvolvem cartilha sobre compostagem para produtores rurais

Acadêmicos do curso de Bacharelado Interdisciplinar de Ciências e Tecnologia das Águas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) confeccionaram uma cartilha para ensinar o pequeno produtor rural sobre a técnica da compostagem, que aproveita resíduos orgânicos para fazer adubo.

Por meio da compostagem, resíduos que poderiam virar lixo e serem queimados são aproveitados. Ela pode ser feita com folhas, galhos, restos de alimentos ou fezes de animais. No caso dos acadêmicos, durante seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), os acadêmicos Ricardo Henrique e Bruna Gomes utilizaram fezes de bovinos para desenvolver o adubo. A pesquisa resultou na cartilha.

Ricardo Henrique comentou que a pesquisa foi extensa, mas valeu a pena. “Fizemos todo o desenvolvimento, os processos, as técnicas, até chegar a um resultado. Foi um trabalho que exigiu muito da nossa parte, principalmente de disponibilidade, mas percebemos que foi gratificante”.

Segundo a professora Sâmia Rubielle, o processo, que contribui para a conservação do meio ambiente e estimula a produção agrícola é bastante acessível. “A compostagem em si pode ser feita de qualquer matéria orgânica, porém, muitas pessoas não se atentam a isso. Não fazem o uso dessa biotecnologia simples de ser feita”.

Mudas plantadas com utilização do adubo produzido pelos acadêmicos do curso de ciências e tecnologia das águas — Foto: Reprodução/Tv Tapajós

Para fazer a compostagem com restos de alimentos, como frutas e legumes, pode ser colocada uma camada de terra preta, uma de alimento e, por último, outra camada de terra preta. O chorume, líquido proveniente da matéria orgânica do lixo, pode ser usado como fertilizante para plantas.

O educador ambiental Joselito Góes disse que o material orgânico é transformado em adubo. “É feito todo o processo de armazenagem do orgânico e coberto com terra, só que, de 15 em 15 dias, tem que ir molhando para que o processo dessa matéria orgânica entre no processo de decomposição realmente”.

Joselito ressaltou ainda a importância do aproveitamento orgânico para o meio ambiente. “Você vai ajudar o planeta na sua purificação para que possamos respirar um ar melhorado. Apesar de queimar ser mais rápido, para trazer coisas boas é preciso de um pouquinho de trabalho e, para a natureza, nada melhor que você aproveitar, reutilizar a matéria orgânica nas plantas”.

Na cartilha dos acadêmicos da Ufopa, a compostagem é explicada de forma prática e didática, com o auxílio de desenhos. A acadêmica Bruna Campos frisou que o trabalho foi uma forma de levar o benefício para a comunidade, a partir do que foi aprendido na Universidade.

“É o ensino atrelado à extensão. Queremos que haja um retorno para a comunidade, de forma que não fique apenas dentro da Universidade. A gente aprende bastante, então é importante que esse aprendizado também vá para fora da Universidade, para que haja essa extensão”, destacou Bruna.

A cartilha agroecológica intitulada “Compostagem: como aproveitar os resíduos disponíveis em sua propriedade?” foi publicada pela editora da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA) para ser utilizada nos municípios do Oeste do Pará. Ela é resultado de um estudo realizado pelos discentes no Parque de Exposição Alacid Nunes, em Santarém (PA).

“Esse trinômio ‘Sociedade, natureza e desenvolvimento’, de você conseguir trazer o desenvolvimento numa sociedade, atrelada à conservação, à sustentabilidade, é possível”, finalizou a professora Sâmia Rubielle.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/07/19/academicos-da-ufopa-desenvolvem-cartilha-sobre-compostagem-para-produtores-rurais.ghtml