Criado em 3 de Fevereiro de 2020 às 15:42

3 de Fevereiro de 2020 às 15:42

folhadeobidos.com.br

Águas Turradas, Rio de Culturas Misturadas é tema do VII FECIMA

O festival volta a acontecer no mês de julho em Óbidos

O VII Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida (Fecima) está com inscrições abertas aos interessados em ministrar oficinas e minicursos até o próximo dia 08 de Julho. Para inscrever-se, basta entrar no site do evento (http://www.fecima.comunidades.net) para enviar a proposta. Aos que irão participar como ouvintes, as inscrições irão até o próximo dia 19 de Julho. O festival será realizado de 19 a 21 de Julho, na cidade de Óbidos (PA), com inscrições gratuitas. A recomendação da coordenação do evento é: “Aprecie o Fecima sem moderação!".

Neste ano, o Fecima tem como tema “Águas Turradas, Rio de Culturas Misturadas: nas veias da Floresta-Mãe”. O festival ocorre há seis anos no município de Óbidos e é promovido pelo Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia, do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Ufopa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, com o Campus Óbidos da Ufopa, o Instituto Federal de Educação do Pará, a Prefeitura do Município de Óbidos e as associações culturais locais.

O Fecima, nesta sétima edição, propõe que os participantes arregacem suas mangas e partam para rodas de conversa, mesas-redondas literárias, históricas e culturais, contação de histórias infantis amazônidas, expedições oficineiras no Estreito de Óbidos, expedições ambientais e culturais a Serra da Escama, caminhadas históricas pelo Museu Contextual de Óbidos, expressões poéticas e musicais e apresentações folclóricas e teatrais, que ajudam os participantes a ampliar sua compreensão e suas ações em vista da preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Memorial da Amazônia.

O evento contará com a presença de pesquisadores nacionais e locais que ajudarão os participantes no debate sobre o tema. Já confirmaram presença a Professora Doutora, pesquisadora e Performancista Teatral Maria Glória Magalhães, do Professor Doutor, Pesquisador e poeta Augusto Rodrigues Niemar, ambos da UnB; a Professora Doutora e Zoóloga Luciana Pinto Sartori, do Centro Universitário Paulista São Camilo; o músico e poeta Eduardo Dias e o jornalista Ronaldo Brasiliense.

No evento será apresentado ao público o rico patrimônio histórico, cultural, memorial e natural da Amazônia. “O VII Fecima é lugar de incentivo ao gosto estético literário, apresentando diversos cenários da vida da floresta na sua relação com a fauna, a flora, o flúvio e o firmamento. O festival é estreitamento dos laços culturais, preservação da memória e expressão da identidade amazônida”, explica Prof. Itamar Paulino, coordenador do evento.

Nesta edição do Fecima será realizado também o III Feciminha, evento dedicado ao incentivo a atividades culturais com crianças e adolescentes do município de Óbidos, que ocorrerá no primeiro dia. Confira aqui a programação completa e inscreva-se no VII Fecima. Acesse aqui a página do evento: www.fecima.comunidades.net