Ultima atualização em 3 de Fevereiro de 2020 às 15:55

Crianças trocam brincadeiras por causa de robótica nas férias em Santarém

4/7/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

3 de Fevereiro de 2020 às 15:55

g1.globo.com

Crianças trocam brincadeiras por curso de robótica nas férias em Santarém

Aulas iniciaram terça-feira (3), no laboratório de informática do Campus Amazônia, da Ufopa, em Santarém, no oeste do Pará.

Durante o mês de julho, crianças vão trocar as brincadeiras convencionais por uma novidade totalmente voltada para a tecnologia. O Programa Mídias Eletrônicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), iniciou na tarde de terça-feira (3), no laboratório de informática do Campus Amazônia, da Ufopa, em Santarém, no oeste do Pará, mais uma edição do “Code Clube Tapajós”. A novidade deste ano é o curso de robótica ofertado para os pequenos nas férias.

No total, 30 crianças estão participando do curso no laboratório de informática do Campus Amazônia  — Foto: Bruna Jaqueline Nobre/G1

No total, 30 crianças estão participando do curso no laboratório de informática do Campus Amazônia — Foto: Bruna Jaqueline Nobre/G1

No total, 30 de 125 crianças inscritas estão participando do curso que é voltado para as faixas etárias entre 9 e 11 anos. As aulas são totalmente gratuitas e no final as crianças receberão um certificado. O curso segue até o 31 de julho de 2018.

Além de noções de robótica, os alunos também vão aprender sobre programação e eletrônica. “É a primeira vez que estamos realizando durante as férias e nos tivemos muita procura. Fez tanto sucesso que pretendemos realizar nas próximas férias escolares”, disse o coordenador o laboratório de mídias eletrônicas do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), Enoque Alves.

Os codes clubes são resultado de uma iniciativa a nível mundial sem fins lucrativos. As ações são desenvolvidas por voluntários que ensinam crianças a programar criando jogos, animações e páginas de internet. Eles atuam em escolas e/ou espaços públicos utilizando o material que é disponibilizado na rede.

Em Santarém a iniciativa é coordenada pelos professores Raimundo Augusto e Enoque Alves, do IEG.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/criancas-trocam-brincadeiras-por-curso-de-robotica-nas-ferias-em-santarem.ghtml