Ultima atualização em 4 de Fevereiro de 2020 às 16:49

jesocarneiro.com.br

Curso de Farmácia da Ufopa ganha nota máxima do MEC

Da Redação

Com 138 alunos matriculados, o curso de bacharelado em Farmácia, vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), recebeu nota 5, numa escala de 1 a 5, na avaliação para a renovação do reconhecimento de curso, ocorrido no fim do mês passado.

A avaliação, feita pelo MEC (Ministério da Educação), leva em conta o perfil e o objetivo do curso, estrutura curricular, atividades desenvolvidas, informações referentes ao corpo docente e infraestrutura.

O curso recebeu a visita técnica do MEC no período de 17 a 20 do mês passado.

Criado em 2013, o curso de Farmácia foi reconhecido em julho de 2014.

83% dos professores do curso possuem titulação de doutor. Os demais são mestres.

Os técnicos do MEC classificaram como “excelente” a atuação da coordenação do curso, no item “atendimento aos alunos”. “Há uma grande dedicação da coordenadora ao curso, principalmente no que se refere à acessibilidade e disponibilidade para atendimento dos alunos”, anotaram no relatório.

Para Flávia Garcez da Silva, coordenadora do curso, o conceito máximo foi recebido com a “sensação de dever cumprido”.

“Sabíamos que esta avaliação demandava desempenho, compromisso, esforço e dedicação de todos os envolvidos (professores, alunos, técnicos e coordenação), portanto respiramos fundo e trabalhamos arduamente neste objetivo. Mas, em função de todo o histórico do curso, desempenho dos docentes e técnicos, somado ao conceito Enade 5, realizado com a turma de Farmácia 2012, indiretamente sabíamos que a nota seria máxima”, comemorou.

Para o diretor do Isco, Waldiney Pires, o modelo acadêmico do curso foi o “grande diferencial” para que o curso alcançasse a nota máxima.

“O modelo acadêmico com o Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Saúde Coletiva nos permitiu elaborar um projeto pedagógico que atendesse às demandas das novas diretrizes curriculares do curso de Farmácia. Hoje as novas diretrizes exigem que os cursos de Farmácia trabalhem essas questões da interdisciplinaridade, questões sociopolíticas ambientais, as humanidades, que precisam estar contidas no projeto pedagógico”, ressaltou.

Pires lembrou ainda que o curso de Farmácia da Ufopa é o único do Brasil cujo percurso acadêmico passa por um BI em Saúde Coletiva.

Curso de Farmácia da Ufopa ganha nota máxima do MEC, waldiney pires, ufopa

Waldiney Pires, diretor do Isco