Criado em 3 de Fevereiro de 2020 às 15:17

Curso de farmácia da Ufopa recebe nota máxima em avaliação do MEC

3/7/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

3 de Fevereiro de 2020 às 15:17

g1.globo.com
Curso de Farmácia da Ufopa recebe nota máxima em avaliação do MEC

O curso de Bacharelado em Farmácia, vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), com 138 alunos regularmente matriculados recebeu nota 5, numa escala de 1 a 5, durante processo de avaliação para a renovação do reconhecimento de curso, ocorrido no fim do mês de junho de 2018.

Laboratório de Farmácia da Universidade Federal do Oeste do Pará em Santarém — Foto: Bruna Jaqueline Nobre/Arquivo/G1

A avaliação, feita por técnicos do Ministério da Educação (MEC), leva em conta o perfil e o objetivo do curso, estrutura curricular, atividades desenvolvidas, informações referentes ao corpo docente e infraestrutura.

No período de 17 a 20 de junho de 2018, o curso recebeu a visita dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC), cujo objetivo era renovar o reconhecimento do curso. Ao conceder a nota 5 (máxima) ao curso, os avaliadores justificaram no relatório final: “Considerando os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e neste instrumento de avaliação para fins de Renovação de Reconhecimento, entendemos que o Curso de Farmácia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), apresenta um perfil excelente de qualidade. (Conceito final 5)”.

Criado pela Portaria nº 132/Ufopa, de 19 de fevereiro de 2013, o curso de Farmácia foi reconhecido pela Portaria nº 441/SERES/MEC, de 31 de julho de 2014, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nº 146 de 1º de agosto de 2014.

Uma das dimensões avaliadas, o corpo docente, conta com 83% dos professores com titulação de doutores. Os demais são mestres. No acompanhamento e avaliação dos professores por meio do PPC, os avaliadores classificaram como “excelente” a atuação dos docentes.

Os técnicos do MEC classificaram como "excelente” a atuação da coordenação do curso, no item “atendimento aos alunos”. “Há uma grande dedicação da coordenadora ao curso, principalmente no que se refere à acessibilidade e disponibilidade para atendimento dos alunos”.

Para a Profa. Dra. Flávia Garcez da Silva, coordenadora do curso, o conceito máximo foi recebido com a sensação de dever cumprido. “Sabíamos que esta avaliação demandava desempenho, compromisso, esforço e dedicação de todos os envolvidos (professores, alunos, técnicos e coordenação), portanto respiramos fundo e trabalhamos arduamente neste objetivo. Mas, em função de todo o histórico do curso, desempenho dos docentes e técnicos, somado ao conceito Enade 5, realizado com a turma de Farmácia 2012, indiretamente sabíamos que a nota seria máxima”, comemorou.

Localizada no prédio do Núcleo Tecnológico de Bioativos, situado na Unidade Tapajós, a Farmácia Universitária “tem o objetivo de ampliar os estágios curriculares dos acadêmicos da graduação em Farmácia, proporcionando atendimento do paciente/cliente e a prática da atenção farmacêutica, promovendo o uso racional de medicamentos, gestão farmacêutica, produção de medicamentos manipulados e controle de qualidade dos produtos”, esclareceu a coordenadora do curso, Flávia Garcez.

Integram as atividades da Farmácia Universitária: Laboratório de Manipulação de Sólidos, Laboratório de Manipulação de Semissólidos e Líquidos, Laboratório de Controle de Qualidade, Área de Lavagem, Sala de Paramentação, Setor de Dispensação, Sala de Atendimento Farmacêutico e Almoxarifado.

Segundo Flávia Garcez, a Farmácia Universitária foi construída para ser modelo, seguindo rigorosamente todos os padrões e normas estabelecidas pela legislação farmacêutica e sanitária e de acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Farmácia, que institui a Farmácia Universitária como cenário obrigatório de prática, visando à execução de atividades de estágio obrigatório a todos os estudantes do curso.

No total, são avaliadas três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Entre os pontos positivos apontados na organização didático-pedagógica, o relatório ressaltou a integração do curso com o sistema local e regional de saúde (SUS), formalizada por meio de convênio com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e com a Prefeitura Municipal de Santarém.

“Esses convênios permitem que os alunos frequentem as Unidades de Saúde durante os estágios supervisionados, permitindo desenvolver habilidades e competências para a compreensão sobre a organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde, com ênfase no Programa de Assistência Farmacêutica”, afirmaram os técnicos do MEC no relatório final de avaliação.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/curso-de-farmacia-da-ufopa-recebe-nota-maxima-em-avaliacao-do-mec.ghtml