Criado em 3 de Fevereiro de 2020 às 15:17
3/7/2018-G1 Santarém e Região-Positiva
3 de Fevereiro de 2020 às 15:17
Laboratório de Farmácia da Universidade Federal do Oeste do Pará em Santarém — Foto: Bruna Jaqueline Nobre/Arquivo/G1
A avaliação, feita por técnicos do Ministério da Educação (MEC), leva em conta o perfil e o objetivo do curso, estrutura curricular, atividades desenvolvidas, informações referentes ao corpo docente e infraestrutura.
No período de 17 a 20 de junho de 2018, o curso recebeu a visita dos avaliadores do Ministério da Educação (MEC), cujo objetivo era renovar o reconhecimento do curso. Ao conceder a nota 5 (máxima) ao curso, os avaliadores justificaram no relatório final: “Considerando os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e neste instrumento de avaliação para fins de Renovação de Reconhecimento, entendemos que o Curso de Farmácia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), apresenta um perfil excelente de qualidade. (Conceito final 5)”.
Criado pela Portaria nº 132/Ufopa, de 19 de fevereiro de 2013, o curso de Farmácia foi reconhecido pela Portaria nº 441/SERES/MEC, de 31 de julho de 2014, publicada no Diário Oficial da União (DOU) nº 146 de 1º de agosto de 2014.
Uma das dimensões avaliadas, o corpo docente, conta com 83% dos professores com titulação de doutores. Os demais são mestres. No acompanhamento e avaliação dos professores por meio do PPC, os avaliadores classificaram como “excelente” a atuação dos docentes.
Os técnicos do MEC classificaram como "excelente” a atuação da coordenação do curso, no item “atendimento aos alunos”. “Há uma grande dedicação da coordenadora ao curso, principalmente no que se refere à acessibilidade e disponibilidade para atendimento dos alunos”.
Para a Profa. Dra. Flávia Garcez da Silva, coordenadora do curso, o conceito máximo foi recebido com a sensação de dever cumprido. “Sabíamos que esta avaliação demandava desempenho, compromisso, esforço e dedicação de todos os envolvidos (professores, alunos, técnicos e coordenação), portanto respiramos fundo e trabalhamos arduamente neste objetivo. Mas, em função de todo o histórico do curso, desempenho dos docentes e técnicos, somado ao conceito Enade 5, realizado com a turma de Farmácia 2012, indiretamente sabíamos que a nota seria máxima”, comemorou.
Localizada no prédio do Núcleo Tecnológico de Bioativos, situado na Unidade Tapajós, a Farmácia Universitária “tem o objetivo de ampliar os estágios curriculares dos acadêmicos da graduação em Farmácia, proporcionando atendimento do paciente/cliente e a prática da atenção farmacêutica, promovendo o uso racional de medicamentos, gestão farmacêutica, produção de medicamentos manipulados e controle de qualidade dos produtos”, esclareceu a coordenadora do curso, Flávia Garcez.
Integram as atividades da Farmácia Universitária: Laboratório de Manipulação de Sólidos, Laboratório de Manipulação de Semissólidos e Líquidos, Laboratório de Controle de Qualidade, Área de Lavagem, Sala de Paramentação, Setor de Dispensação, Sala de Atendimento Farmacêutico e Almoxarifado.
Segundo Flávia Garcez, a Farmácia Universitária foi construída para ser modelo, seguindo rigorosamente todos os padrões e normas estabelecidas pela legislação farmacêutica e sanitária e de acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Farmácia, que institui a Farmácia Universitária como cenário obrigatório de prática, visando à execução de atividades de estágio obrigatório a todos os estudantes do curso.
No total, são avaliadas três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Entre os pontos positivos apontados na organização didático-pedagógica, o relatório ressaltou a integração do curso com o sistema local e regional de saúde (SUS), formalizada por meio de convênio com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e com a Prefeitura Municipal de Santarém.
“Esses convênios permitem que os alunos frequentem as Unidades de Saúde durante os estágios supervisionados, permitindo desenvolver habilidades e competências para a compreensão sobre a organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde, com ênfase no Programa de Assistência Farmacêutica”, afirmaram os técnicos do MEC no relatório final de avaliação.