Criado em 4 de Fevereiro de 2020 às 16:00

VII Fecima, em Óbidos, vai destacar a relação das pessoas com rios e florestas da Amazônia

17/7/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

4 de Fevereiro de 2020 às 16:00

g1.globo.com

Evento ocorrerá em Óbidos, no período de 19 a 21 de julho. Inscrições ainda estão abertas

Atividades do evento destacam a cultura e a história da Amazônia, por meio de atividades científicas e artísticas — Foto: Divulgação/Fecima

Em sua sétima edição, o Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida (Fecima) vai iniciar nesta quinta-feira (19), no município de Óbidos, oeste do Pará. Durante os dias 19, 20 e 21 de julho, serão realizadas atividades que destacam a cultura e a história da Amazônia. Interessados em participar podem se inscrever gratuitamente até o primeiro dia de evento (19).

O evento objetiva incentivar a expressão da diversidade de identidades e conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio histórico, cultural, ambiental e memorial da Amazônia, por meio de atividades científicas e artísticas.

Este ano, o Festival destaca o tema “Águas Turradas, Rio de Culturas Misturadas: nas veias culturais da Floresta-Mãe”. No primeiro dia de programação do VII Fecima, será realizado o III Feciminha, evento que busca incentivar o contato de crianças e adolescentes de Óbidos com atividades culturais.

Também vão ser realizadas rodas de conversa, mesas-redondas literárias, históricas e culturais; contação de histórias infantis amazônicas; expedições oficineiras no Estreito de Óbidos; expedições ambientais e culturais à Serra da Escama; caminhadas históricas pelo Museu Contextual de Óbidos; expressões poéticas e musicais e apresentações folclóricas e teatrais.

“O VII Fecima é lugar de incentivo ao gosto estético literário, apresentando diversos cenários da vida da floresta na sua relação com a fauna, a flora, o flúvio e o firmamento. O festival é estreitamento dos laços culturais, preservação da memória e expressão da identidade amazônida”, explicou o coordenador do evento, professor Itamar Paulino.

O festival é promovido pelo Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Ufopa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ), com o Campus de Óbidos da Ufopa, o Instituto Federal de Educação do Pará, a prefeitura do município e as associações culturais locais.

O evento contará com a presença de pesquisadores locais e nacionais. Entre eles, confirmaram presença a pesquisadora e performancista teatral Profa. Dra. Maria Glória Magalhães e o pesquisador e poeta Prof. Dr. Augusto Rodrigues Niemar, ambos da Universidade de Brasília (UnB); a zoóloga Profa. Dra. Luciana Pinto Sartori, do Centro Universitário Paulista São Camilo; o músico e poeta Eduardo Dias; e o jornalista Ronaldo Brasiliense.