Ultima atualização em 3 de Fevereiro de 2020 às 14:12

Navio Abaré volta às atividades hospitalares em atendimentos às comunidades ribeirinhas

16/6/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

3 de Fevereiro de 2020 às 14:12

g1.globo.com

É o que prever um Termo de Cooperação Mútua assinado pela Prefeitura de Santarém e Universidade Federal do oeste do Pará (Ufopa).

Acordo foi assinado na tarde de sexta-feira (15) em Santarém, no oeste do Pará — Foto: PMS/Divulgação

As comunidades ribeirinhas de Santarém, Belterra e Aveiro, no oeste do Pará, voltarão a receber atendimentos hospitalares no navio-hospital Abaré. É o que prever um Termo de Cooperação Mútua assinado pela Prefeitura de Santarém e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), na tarde de sexta-feira (15) em Santarém, no oeste do estado.

A primeira viagem do Abaré nesta segunda-feira (18) para a comunidade Vila Franca, no rio Arapiuns. Durante dez dias a equipe do barco-hospital deve atender moradores de 40 comunidades levando atendimento de saúde.

A parceria entre o município e a Universidade permite que a embarcação continue sob a administração da Ufopa, que também fica responsável pela manutenção e guarda do Abaré. Já a Prefeitura fará o uso da embarcação nas ações de assistência à saúde das comunidades ribeirinhas da região do Tapajós, disponibilizando atendimento médico através de suas equipes multiprofissionais.

O Acordo possibilita que os alunos e professores da Ufopa acompanhem as equipes da Semsa durante as viagens desenvolvendo além da assistência à população um trabalho de ensino, pesquisa e extensão.

"Nós estamos de todas as formas buscando parcerias, inclusive com outras prefeituras, para conseguirmos manter o Abaré o maior tempo possível em atividade. Para isso, todos os atores são bem-vindos e convidados a atuar nesse contexto", disse a vice-reitora da Ufopa, Aldenise Xavier.

De acordo com a Semsa, o Abaré vai disponibilizar atendimento médico, odontológico, exames laboratoriais, vacinas, testes rápidos e remédios da farmácia básica.