Criado em 3 de Fevereiro de 2020 às 14:03

3 de Fevereiro de 2020 às 14:03

icmbio.gov.br
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Cobra-de-duas-cabeças foi descoberta no município de Campo Formoso.

crédito Leonardo Ribeir
Uma nova espécie de anfisbena, ou cobra-de-duas-cabeças, foi descoberta no local onde agora é a Área de Proteção Ambiental do Boqueirão da Onça (BA). O animal foi encontrado durante os trabalhos de resgate de fauna para implantação de usinas eólicas no município de Campo Formoso, realizados entre setembro de 2014 e maio de 2016.

A descoberta foi realizada por Leonardo Ribeiro, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que coordenou o estudo; Henrique Costa, doutorando em Zoologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Samuel Gomides, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A espécie recebeu o nome de Amphisbaena kiriri, em homenagem a uma etnia indígena, os índios Kiriri (também conhecidos como Cariri ou ainda Kariri), designação para a principal família de línguas indígenas do sertão do Nordeste brasileiro, onde antigamente esses povos viviam em grandes comunidades nas caatingas do interior baiano.

Em outro empreendimento, mais recente, também para instalação de usina eólica no município de Umburanas, que também compõe a APA, novos exemplares da espécie foram obtidos entre junho e dezembro de 2017. “Serão necessárias pesquisas futuras para saber se a espécie também ocorre na área do Parque Nacional do Boqueirão da Onça, o que acredito ser bastante provável”, afirmou Leonardo Ribeiro.

Segundo o doutorando Henrique Costa, “são cerca de 200 espécies desse grupo catalogadas no mundo, sendo que no Brasil são encontradas 74 delas, com mais de 60% endêmicas do País”. A descrição da Amphisbaena kiriri eleva para 23 o número de espécies de anfisbenas do bioma Caatinga. A espécie foi descrita em artigo publicado recentemente na revista Journal of Herpetology, que pode ser conferido aqui.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

Link:http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9706-nova-especie-e-encontrada-no-boqueirao-da-onca