Criado em 28 de Janeiro de 2020 às 11:40

Grupo que fará inventário para identificar árvores começam trabalhos no Laguinho

3/5/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

28 de Janeiro de 2020 às 11:40

g1.globo.com

Grupo que fará inventário para identificar árvores começa trabalhos no Laguinho

Será criado um mapa com todas as informações do planejamento para gestão das atividades que estão sendo levantadas no inventário

Alunos coletando informações das árvores para o inventário — Foto: Maiko Pimentel/Arquivo Pessoal

Um levantamento para analisar a situação das árvores de 10 bairros da área urbana de Santarém, oeste do Pará, teve início na quarta-feira (2), no bairro Laguinho. O inventário está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em parceria com órgãos ambientais que atuam no município.

Segundo o coordenador do projeto Everton Cristo, o inventário vai dar subsídios para um diagnóstico da arborização do município, e a partir do diagnóstico será possível identificar quais são os pontos fortes e fracos da arborização; que precisa ser melhorado e onde será preciso fazer manutenção.

“O objetivo é identificar a localização das árvores; quantas estão plantadas nas calçadas e canteiros centrais; altura, diâmetro, espécie; se oferecem riscos; que tipo de manejo deve ser aplicado; se há conflito com a rede elétrica; se devem ser removidas e demais características”, explicou.

A partir das informações, que serão anotadas em uma planilha pública, será criado um banco de dados que vai ajudar na gestão de arborização urbana. Será desenvolvido um mapa com todas as informações do planejamento para gestão das atividades que estão sendo levantadas no inventário. “Sem o inventário não tem como saber a condição dessas árvores no meio urbano, o que impossibilita qualquer planejamento”, explicou.

O ‘Floresta Urbana’ é um projeto piloto para a arborização de Santarém que teve início em janeiro de 2017 a partir das aulas práticas da disciplina arborização urbana do curso de engenharia florestal da Ufopa.

Atualmente o projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém (Semma), Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio).

Segundo Cristo, o projeto tem a finalidade, também, de envolver os técnicos das instituições municipais para poder absorver conhecimento e desenvolver dentro das secretarias.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/grupo-que-fara-inventario-para-identificar-arvores-comeca-trabalhos-no-laguinho.ghtml