Criado em 29 de Janeiro de 2020 às 17:19

19/5/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

29 de Janeiro de 2020 às 17:19

Programação da 16ª Semana Nacional de Museus encerra neste sábado em Santarém

A programação da 16ª Semana Nacional de Museus encerra neste sábado (19) em Santarém, oeste do Pará, com entrega de certificados aos participantes de oficinas e show musical do grupo regional Mocorongo, no Centro Cultural João Fona (CCJF), a partir das 19h.

Acadêmicos do Projeto "Excursão aos Museus" em visita ao acervo — Foto: Ascom PMS/Divulgação

Durante toda a semana, o evento contou com uma vasta programação. Na quarta-feira (17), 20 indígenas venezuelanos da etnia Warao, participaram da contação de h.

Na manhã de quinta-feira (18), um grupo com 14 acadêmicos de diferentes cursos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) visitou o acervo como atividade do projeto "Excursão aos Museus", da Diretoria de Cultura da instituição, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio.

Estudantes visitando sala de exposição no Centro Cultural João Fona, em Santarém. — Foto: Ascom PMS/Divulgação

O tema da 16ª Semana Nacional dos Museus: "Museus Hiperconectados, novas abordagens, novos públicos", foi destacado e discutido em uma palestra, ministrada pelo professor, Daniel Nuredo, na sexta-feira (18). Na ocasião foram exibidos vídeos, documentários alusivos ao tema, visita guiada à exposição "João Fona" e Exposição "Velhas Abordagens, Novos públicos".

Ao longo da semana foram realizadas oficinas, palestras, exposições, visitas guiadas e atividades artísticas culturais-educativas.

Para o secretário municipal de Cultura, Luís Alberto Figeuria, a temática nacional, reflete, quanto à necessidade de dedicar-se à tecnologia e também fomentar informações da história cultural aos indivíduos ainda fora do alcance das tecnologia.