Ultima atualização em 28 de Janeiro de 2020 às 11:31

Semana de Museus terá excursão, roda de conversas, oficinas, teatro em Santarém

6/5/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

28 de Janeiro de 2020 às 11:31

g1.globo.com

Semana de Museus terá excursão, roda de conversas, oficinas e teatro em Santarém

Centro Cultural João Fona  em Santarém — Foto: Divulgação/AD Produções

Centro Cultural João Fona em Santarém — Foto: Divulgação/AD Produções

Com o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, a 16ª Semana de Museus terá atividades educativas e culturais em Santarém, no oeste do estado, de 14 a 19 de maio. A universidade Federal do Oeste do Pará é uma das participantes da mobilização nacional, que tem a frente o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). (Veja programação abaixo)

O tema desta edição foi escolhido pelo fato de o mundo está cada vez mais conectado, e busca refletir o papel dos museus, formas de conexão com os diferentes públicos e ações mais colaborativas e descentralizadas.

Entre as atividades propostas para o município está a excursão do Dia Internacional dos Museus em Santarém promovida pela Diretoria de Cultura, vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Ufopa.

Os participantes podem se inscrever gratuitamente neste link. A proposta é que no dia 18 sejam visitados o Museu Dica Frazão, o Museu de História e Arte Sacra e o Centro Cultural João Fona. O ponto de encontro será na Unidade Amazônia, às 8h, com saída às 8h30 no ônibus da Universidade e retorno às 11h45.

As demais atividades ocorrerão no Centro João Fona, com coordenação da Secretaria Municipal de Cultura: os colóquios sobre higienização de documentos e educação patrimonial e a oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) serão nos dias 14 e 16 de maio. As inscrições devem ser realizadas presencialmente no Centro, a partir desta segunda-feira (7).

A peça teatral “Isto é um homem”, do dramaturgo Ricardo Lima e direção de Leandro Cazula, será encenada pelo grupo de teatro Iurupari na entrada do Centro, no dia 17, às 17h, trazendo à tona questionamentos sobre o empoderamento do “homem” sobre a sociedade, o medo e as incertezas em relação à sobrevivência da própria humanidade. A programação é aberta ao público.

• 14h às16h – Oficina de Libras (Kellen Garcia/Núcleo de Acessibilidade)
  • 17h às 18h – Colóquio “A importância da higienização de livros” (Sérgio Fredrich/Arquivo Central)

• 14h às 16h – Oficina de Libras (Kellen Garcia/Núcleo de Acessibilidade)
  • 17h às 18h – Colóquio “Educação Patrimonial” (Jefferson Dantas/Arquivo Central)